Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

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Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

De costas para o povo

Mais uma vez o Congresso Nacional mostra que não está preocupado com a opinião pública.

Na noite de hoje a Câmara dos Deputados absolveu a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) no processo de cassação do seu mandato. Foram 265 votos favoráveis a ela, 166 pela cassação e 20 abstenções. Eram necessários 257 votos para tirar o mandato de Jaqueline. 

Para os "ilustres" parlamentares, o vídeo de 2006 no qual ela aparece recebendo um pacote de dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, não representou quebra de decoro parlamentar. O principal argumento usado é que, naquela época, ela ainda não era deputada.

Tudo isso já era esperado, pois a cassação de Jaqueline Roriz abriria um precedente perigoso para os próprios Deputados, haja vista que, atualmente, mais de 200 parlamentares estão sendo processados. 

Com a possibilidade do voto secreto, o corporativismo reinante na Câmara mostrou todo o seu poder, garantindo a permanência da Deputada e passando para a população a ideia de que crimes cometidos pelos Deputados antes de assumirem o mandato não têm nenhuma importância, ou seja, não se julga o passado do parlamentar, apenas o presente e o futuro.

domingo, 28 de agosto de 2011

salários dos professores das federais já estão piores que no governo FHC

Durante o ano de 2011, as representações docentes se reuniram com o Governo Dilma com o objetivo de reorganizar a carreira, conforme foi pactuado no segundo Governo Lula. A ideia geral era de equilibrar a carreira docente com outras semelhantes no Governo Federal, a exemplo da carreira de pesquisador do Ministério da Ciência e Tecnologia e da carreira de pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Este texto se propõe a comparar os salários destas carreiras, desde o ano de 1998 até 2011, dentro de sua principal referência, que é o salário inicial de um pesquisador/professor com doutorado.

Metodologia
Para esta comparação, foram utilizados dados obtidos junto ao Relatório intitulado “Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais”, disponibilizado pelo Governo Federal em sua página do servidor.
Foram comparados dados de três carreiras distintas:
· Professor Adjunto 1 em Dedicação Exclusiva com Doutorado, das Universidades Federais, estando este na ativa e recebendo a Gratificação de Estímulo a Docência (GED);
· Pesquisador do IPEA;
· Pesquisador do Ministério de Ciência e Tecnologia, com doutorado.

Todas as carreiras tiveram como base o salário inicial, com as gratificações a que os servidores possuem direito, como a GED, durante o Governo Fernando Henrique. Esta gratificação foi incorporada posteriormente.

Para o cálculo da inflação foi utilizado o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), do IBGE, obtido junto ao banco de dados do IPEA.

O ano de 1998 foi escolhido como base pelo fato de ser o primeiro ano com o lançamento do caderno com os salários do Governo Federal.

Resultados
O que se vê no gráfico 1, com o salário nominal das três carreiras, é certa equivalência, estando inicialmente o pesquisador da carreira de Ciência e Tecnologia com salário abaixo das demais. O professor adjunto era o que percebia a maior remuneração em 1998 (R$ 3.388,31), quando calculado com a GED cheia (140 pontos).
Gráfico 1 – Salário nominal das carreiras, desde 1998.
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Fonte: organizado pelo autor, com dados do Governo Federal
Quando observada a evolução salarial das carreiras, verifica-se que os docentes das universidades federais tiveram seus salários reajustados bem abaixo das demais. O pesquisador do IPEA recebe em 2011, de salário inicial, aproximadamente R$ 13 mil, enquanto os docentes com doutorado pouco mais de R$ 7,3 mil. Os pesquisadores do MCT recebem pouco mais de R$ 10,3 mil. Quando calculado o percentual de distorção, verifica-se que para equiparar-se aos salários do MCT, seria preciso um reajuste no salário dos docentes por volta de 41,1%, e para equiparar-se aos do IPEA, seria necessário um reajuste de 76,7%.
Esta distorção se mostra ainda mais evidente quando descontada a inflação pelo IPCA, com base em 1998.
Gráfico 2 – Salário real das carreiras, descontada a inflação, desde 1998.
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Fonte: organizado pelo autor, com dados do Governo Federal e do IPEA.
Verifica-se que houve perda salarial dos professores quando descontada a inflação do período. O salário real do professor é 2,8% inferior ao primeiro ano da série (1998). As outras duas carreiras tiveram ganhos reais dentro deste período.

Quando colocado em Base 100, descontada a inflação do período, a distorção fica ainda mais evidente, como pode ser verificado no Gráfico 3.
Gráfico 3 – Salário real das carreiras com Base 100, descontada a inflação desde 1998.
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Fonte: organizado pelo autor, com dados do Governo Federal e do IPEA.
Dada a proposta do Governo de reajuste de 4% no próximo ano e posterior congelamento do vencimento, com discussão apenas em 2013, a perda em relação à 1998 é significativa, considerando a previsão de inflação de 6,5% para o ano de 2011 e 5% para os anos de 2012 e 2013. Caso a categoria aceite esta proposta, o Professor Adjunto 1 deverá receber por volta de 86% do que recebia em 1998, já descontada a inflação pelo IPCA, conforme pode ser visto no Gráfico 4.

É possível verificar certa estabilidade nos vencimentos dos professores, desde o ano de 1998. Não há ganho significativo do salário em nenhum momento, apenas a reposição da inflação, seja no Governo FHC, seja no Governo Lula.
Gráfico 4 – Previsão de salário real das carreiras até 2014 na hipótese de aceitação da proposta do Governo, com Base 100, descontada a inflação desde 1998.
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Fonte: organizado pelo autor, com dados do Governo Federal e do IPEA.
4 – Conclusão
A proposta oferecida pelo Governo Federal, além de não atender ao que teria sido acertado, de equiparação com a carreira do Ministério da Ciência e Tecnologia, ainda representa enorme perda potencial durante o Governo Dilma.

Os resultados mostraram que a realidade hoje é ainda pior do que em 1998, quando foi concedida a GED, para aqueles que a recebiam em sua totalidade, quando alcançado os 140 pontos.

Fonte: Blog Acerto de contas

sábado, 27 de agosto de 2011

Décimo terceiro salário nunca existiu

Recebi esse texto por e achei interessante compartilhar com vocês.
Os trabalhadores ingleses recebem os ordenados semanalmente!
Mas há sempre uma razão para as coisas e os trabalhadores ingleses, membros de uma sociedade mais amadurecida e crítica do que a nossa, não fazem nada por acaso!

Ora bem, cá está um exemplo aritmético simples que não exige altos conhecimentos de Matemática, mas talvez necessite de conhecimentos médios de desmontagem de retórica enganosa.

Lembrando que o 13º no Brasil foi uma inovação de Getúlio Vargas, o “pai dos pobres” e que nenhum governo depois do dele mexeu nisso.

Porquê? Porque o 13º salário não existe.

O 13º salário é uma das mais escandalosas de todas as mentiras dos donos do poder, quer se intitulem “capitalistas” ou “socialistas”, e é justamente aquela que os trabalhadores mais acreditam.

Suponhamos que você ganha R$ 700,00 por mês. Multiplicando-se esse salário por 12 meses, você recebe um total de R$ 8.400,00 por um ano de doze meses.
R$ 700,00 X 12 = R$ 8.400,00

Em Dezembro, o generoso governo manda então pagar-lhe o conhecido 13º salário.

R$ 8.400,00 + 13º salário = R$ 9.100,00

R$ 8.400,00 (Salário anual)
+ R$ 700,00 (13º salário)
= R$ 9.100,00 (Salário anual mais o 13º salário)

... e o trabalhador vai para casa todo feliz com o governo que mandou o patrão pagar o 13º.

Façamos agora um rápido cálculo aritmético:

Se o trabalhador recebe R$ 700,00 mês e o mês tem 4 semanas, significa que ganha por semana R$ 175,00.

R$ 700,00 (Salário mensal)
dividido por 4 (semanas do mês)
= R$ 175,00 (Salário semanal)

O ano tem 52 semanas (confira no calendário se tens dúvida!). Se multiplicarmos R$ 175,00 (Salário semanal) por 52 (número de semanas anuais) o resultado será R$ 9.100,00.

R$ 175,00 (Salário semanal)
X 52 (número de semanas anuais)
= R$ 9.100,00

O resultado acima é o mesmo valor do Salário anual mais o 13º salário
Surpresa!!
Onde está, portanto, o 13º Salário?
A resposta é que o governo, que faz as leis, lhe rouba uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco semanas o governo só manda o patrão pagar quatro semanas) o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.
No final do ano o generoso governo presenteia o trabalhador com um 13º salário, cujo dinheiro saiu do próprio bolso do trabalhador.
Se o governo retirar o 13º salário dos trabalhadores da função pública, o roubo é duplo.
Daí que não existe nenhum 13º salário. O governo apenas manda o patrão devolver o que sorrateiramente foi tirado do salário anual.
Conclusão: Os Trabalhadores recebem o que já trabalharam e não um adicional.
13º NÃO É PRÊMIO, NEM GENTILEZA, NEM CONCESSÃO.
É SIMPLES PAGAMENTO PELO TEMPO TRABALHADO NO ANO!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cadela atropelada por trem sobrevive e ganha cadeira de rodas na Polônia

Uma cadela de quatro meses de idade que foi abandonada em uma estrada de ferro na Polônia ganhou uma espécie de cadeira de rodas para substituir suas patas traseiras paralisadas. Ciuchcia foi abandonada em um trilho de trem e foi atropelada por um trem, segundo a equipe do abrigo para animais que acolheu a cadela.

O animal foi salvo por um condutor de trem, que levou a cadela ao abrigo. "O telefone tocou e um homem com uma voz emocionada disse que pensou ter atropleado alguns filhoes de cães que estavam no trilho", disse Maria Mrozinska do abrigo em Piotrkow Trybunalski, na Polônia. "Ele disse que acreditava que dois filhotes estavam morots, um havia sobrevivido", disse.


A equipe de veterinários conseguiu salvar a vida da cadelinha, mas ela perdeu a mobilidade das patas traseiras. Para que ela pudesse se movimentar livremente como os outros animais, foi construído uma cadeira de rodas especial que foi presa ao animal.


Fonte: BOL
Nota do blog: Imagens como essa mantém viva a minha fé no ser humano.
 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O começo do fim da aposentadoria integral para servidores públicos: comissão de Trabalho da Câmara aprova PL 1992/2007

Mesmo diante dos protestos das entidades representantes dos servidores públicos federais, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) aprovou, na manhã desta quarta-feira (24), o projeto de lei 1992/2007. Foram 7 contrários e 13 favoráveis ao mérito do projeto, com ressalva dos destaques, que devem ser votados em separado, numa próxima sessão.

Segundo Maria Suely Soares, 3ª tesoureira do ANDES-SN, que acompanhou a votação, tanto as entidades presentes na sessão, quanto os deputados contrários ao PL 1992/2007, denunciaram em suas falas que o projeto vai contra o interesse dos trabalhadores. Após a votação, os parlamentares foram vaiados e acusados de traidores ao deixarem a sala.

“Os deputados que votaram a favor, nem ao menos argumentaram ou justificaram seu voto. Houve um atropelamento da democracia e um desrespeito total aos movimentos que solicitaram a suspensão da votação”, contou Maria Suely.

Para a diretora do Sindicato Nacional, é necessário ampliar com urgência a luta e a pressão junto aos parlamentares para impedir que o projeto seja aprovado no Congresso. “Temos que realizar uma grande manifestação contrária ao PL 1992/2007”, conclamou.

PL1992/2007

O projeto de lei institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões, autoriza a criação de entidade fechada de previdência complementar denominada Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal - Funpresp, entre outros.

Repúdio

O ANDES-SN, assim como várias entidades do movimento social organizado, tem se posicionado contrário ao PL 1992/2007, considerado uma tentativa do governo de privatizar a previdência dos servidores públicos, usando como justificativa a falácia do déficit previdenciário. 

Dados da Associação Nacional dos Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) apontam que somente entre 2007 e 2009 o governo deixou de investir R$ 171 bilhões dos recursos previstos para a Seguridade Social, que contempla a Previdência.

 “A pasta tem sido altamente superavitária. Tanto é que parte de seus recursos são desviados para o pagamento da dívida pública, por meio da Desvinculação das Receitas da União (DRU)”, denuncia Maria Lucia Fatorelli, auditora fiscal e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida.

Maria Lucia alerta ainda que o PL 1992/2007 representa imenso risco para os servidores, devido à incerteza em relação ao valor do benefício a que terão direito no futuro. “Isso porque, a modalidade única prevista para a previdência complementar é a de “Contribuição definida” mediante a qual os servidores saberão quanto terão que pagar, mas o benefício futuro dependerá do mercado”, explica a auditora.
 
Fonte: ANDES-SN

Vergonha nacional: mais de metade dos alunos do 3º ano do fundamental não conseguem calcular o troco numa compra

No 3º ano do ensino fundamental, ou antiga 2ª série, os estudantes deveriam saber fazer contas de mais e de menos para, por exemplo, calcular o troco numa compra. No entanto, 57,2% dos alunos brasileiros dessa etapa não conseguem resolver problemas de soma ou subtração.

Esse é o resultado apresentado pela Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), uma avaliação promovida por uma parceria entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro/Ibope e o movimento Todos Pela Educação. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (25). A avaliação também mediu a proficiência em leitura: 43,9% dos estudantes não alcançaram o esperado.

Pública versus particular

Na escola pública, o percentual de alunos que não atingem o nível esperado para o 3º -- as operações básicas de somar e subtrair -- chega a 67,4%. Ou seja, num grupo de cem alunos, 67 não alcançaram o conhecimento mínimo esperado. A situação é mais crítica nas regiões Norte (78,1%) e Nordeste (74,8%). 

Mesmo entre os estudantes que pagam pelo ensino, um a cada quatro alunos não aprendem o básico. Na rede privada, 25,7% está com média abaixo de 175 na disciplina de exatas. O comportamento por região é semelhante ao apresentado na escola pública, deixando Norte e Nordeste com os piores resultados.

Escala Saeb

A média nacional de conhecimento em matemática ficou em 171,1 pontos. A Prova ABC considera que o conhecimento "esperado" no 3º ano é 175. A escala utilizada é a mesma do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e vai de 100 a 375.

O cenário em relação ao desempenho das regiões deixa as regiões Sul (185,6), Sudeste (179,1) e Centro Oeste (176,5) acima da média, enquanto Nordeste (158,2) e Norte (152,6) ficam com índices inferiores a 171, 1.

“Estes dados apontam que os baixos desempenhos em matemática apresentados pelos alunos brasileiros ao final do ensino fundamental, e posteriormente do ensino médio, começam já a serem traçados nos primeiros anos da vida escolar. Fato que nos coloca diante da necessidade de promover políticas públicas de incentivo a aprendizagem de matemática desde a alfabetização”, afirma Ruben Klein, consultor da Cesgranrio. 

A Prova ABC foi aplicada no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país.

Fonte:UOL NOTÍCIAS
Nota do blog: Para aqueles que governam nosso país esse resultado não tem importância alguma. Nossos dirigentes se preocupam apenas com obras para a copa do mundo e olimpíadas, pois essas obras garantirão o enriquecimento de meia duzia de empreiteiros que irão financiar campanhas desses políticos nos próximos anos.

Só para finalizar, é importante lembrar que a imensa maioria da população brasileira irá assistir aos jogos pela tv, como se a copa do mundo e as olimpíadas estivessem ocorrendo em outro país, pois o preço dos ingressos e as despesas com hospedagem nas cidades onde ocorrerão esses jogos não permitem que parte significativa da população possa ver os jogos nos estádios.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Por que aplicar já 10% do PIB nacional na Educação Pública?

A educação é um direito fundamental de todas as pessoas. Possibilita maior protagonismo no campo da cultura, da arte, da ciência e da tecnologia, fomenta a imaginação criadora e, por isso, amplia a consciência social comprometida com as transformações sociais em prol de uma sociedade justa e igualitária. Por isso, a luta dos trabalhadores na constituinte buscou assegurá-la como “direito de todos e dever do Estado”.

No entanto, o Estado brasileiro, por expressar os interesses dos ‘donos do poder’, não cumpre sua obrigação Constitucional. O Brasil ostenta nesse início de século XXI, se comparado com outros países, incluindo vizinhos de América Latina, uma situação educacional inaceitável: mais de 14 milhões de analfabetos totais e 29,5 milhões de analfabetos funcionais (PNAD/2009/IBGE) – cerca de um quarto da população - alijada de escolarização mínima. Esses analfabetos são basicamente provenientes de famílias de trabalhadores do campo e da cidade, notadamente negros e demais segmentos hiperexplorados da sociedade. As escolas públicas – da educação básica e superior - estão sucateadas, os trabalhadores da educação sofrem inaceitável arrocho salarial e a assistência estudantil é localizada e pífia.

Há mais de dez anos os setores organizados ligados à educação formularam o Plano Nacional de Educação – Proposta da Sociedade Brasileira (II Congresso Nacional de Educação, II Coned, Belo Horizonte/MG, 1997). Neste Plano, professores, entidades acadêmicas, sindicatos, movimentos sociais, estudantes elaboraram um cuidadoso diagnóstico da situação da educação brasileira, indicando metas concretas para a real universalização do direito de todos à educação, mas, para isso, seria necessário um mínimo de investimento público da ordem de 10% do PIB nacional. Naquele momento o Congresso Nacional aprovou 7% e, mesmo assim, este percentual foi vetado pelo governo de então, veto mantido pelo governo Lula da Silva. Hoje o Brasil aplica menos de 5% do PIB nacional em Educação. Desde então já se passaram 14 anos e a proposta de Plano Nacional de Educação em debate no Congresso Nacional define a meta de atingir 7% do PIB na Educação em ... 2020!!!

O argumento do Ministro da Educação, em recente audiência na Câmara dos Deputados, foi o de que não há recursos para avançar mais do que isso. Essa resposta não pode ser aceita. Investir desde já 10% do PIB na educação implicaria em um aumento dos gastos do governo na área em torno de 140 bilhões de reais. O Tribunal de Contas da União acaba de informar que só no ano de 2010 o governo repassou aos grupos empresariais 144 bilhões de reais na forma de isenções e incentivos fiscais. Mais de 40 bilhões estão prometidos para as obras da Copa e Olimpíadas. O Orçamento da União de 2011 prevê 950 bilhões de reais para pagamento de juros e amortização das dívidas externa e interna (apenas entre 1º de janeiro e 17 de junho deste ano já foram gastos pelo governo 364 bilhões de reais para este fim). 
 
O problema não é falta de verbas públicas. É preciso rever as prioridades dos gastos estatais em prol dos direitos sociais universais.

Por esta razão estamos propondo a todas as organizações dos trabalhadores, a todos os setores sociais organizados, a todos(as) os(as) interessados(as) em fazer avançar a educação no Brasil, a que somemos força na realização de uma ampla campanha nacional em defesa da aplicação imediata de 10% do PIB nacional na educação pública. 
 
Assim poderíamos levar este debate a cada local de trabalho, a cada escola, a cada cidade e comunidade deste país, debater o tema com a população. Nossa proposta é, inclusive, promover um plebiscito popular (poderia ser em novembro deste ano), para que a população possa se posicionar. E dessa forma aumentar a pressão sobre as autoridades a quem cabe decidir sobre esta questão.
 
Fonte: Blog Legislação da educação

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tuitaço coloca UERN em evidência em todo o país

O “tuitaço” promovido pelos segmentos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) durante todo o dia de ontem (22/8) colocou o movimento em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados na rede social “Twitter” no final da manhã e início da tarde, em todo o Brasil.

A hashtag (palavra-chave) #emdefesadaUERN começou a ser utilizada pelo comando de greve, às 9h30, em várias mensagens que denunciavam o descaso do Governo do Estado com a única Universidade do Estado do RN. Uma hora depois o assunto já era um dos mais comentados. Mais tarde, ficou mais de duas horas em primeiro lugar.

A atividade de ontem fez com que a Universidade fosse destaque em todo o país. Portais de notícias como Terra, G1 e Último Segundo noticiaram o feito. A mobilização fez parte da programação de greve da Associação dos Docentes da UERN (Aduern) - Seção Sindical do ANDES-SN e sua repercussão demonstrou que a sociedade apóia a greve na instituição por considerar o movimento paredista justo e necessário.

Programação
As atividades de greve continuam. Amanhã (24), às 9h, terá reunião do comando de greve. Já na quinta-feira (25), a categoria docente volta a se reunir, na sede da Aduern em Mossoró, às 9h.
Fonte: Aduern - Seção Sindical

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O "apreço" pela educação

Segundo o Governador do Ceará, Cid Gomes, 

"Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado."

Esse discurso se baseia na velha crença de que o bom professor é um vocacionado e abnegado, que aceita trabalhar muito e ganhar pouco, pois faz isso por amor a profissão.

é necessário e urgente combater esse discurso medíocre, pois o professor tem que ser visto pela sociedade como um profissional que exerce uma função importantíssima para o desenvolvimento do país e para a construção de uma sociedade mais justa e pautada por valores como honestidade e respeito aos outros.

Infelizmente, a maioria da população ainda não descobriu o valor da educação, não respeita o professor e vota em candidatos que não dão a mínima para a educação da população.

É um círculo vicioso, onde uma população mal educada vota em políticos que se beneficiam dessa falta de educação e que, cada vez mais, transformam a educação brasileira em uma vergonha nacional.

O pior de tudo é constatar que muitos professores acabam votando nesse tipo de político, seja para conseguir algum benefício particular (cargos de confiança), ou por pura falta de entendimento de que determinados políticos não têm nenhum compromisso com a educação pública.
Os casos do Rio Grande do Norte e do Ceará exemplificam bem essa realidade.
Será que algum dia a sociedade irá aprender que quem não valoriza o professor, não valoriza a educação? 

 essa lição?

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O fim da invencibilidade do Flamengo

Apenas para descontrair, vamos falar um pouco da derrota do Flamengo, já que isso está sendo mais comentado do que os escândalos de corrupção que estouram todo dia por todo o país.
Na noite desta quinta-feira (18/08) o Flamengo perdeu sua invencibilidade no campeonato brasileiro ao ser derrotado por 4 a 1, pela equipe do Atlético Goianiense.

Muitos têm atribuído o péssimo desempenho do Flamengo a ausência de Ronaldo gaúcho, o que, em parte, faz sentido, já que o jogador tem sido o principal articulador das jogadas ofensivas do Flamengo.

Porém, acredito que o vexame rubro-negro se deve, principalmente, ao equivocado sistema montado pelo treinador que, ao invés de simplesmente colocar outro atacante no lugar de Ronaldo, optou por colocar o time com 3 zagueiros.

A falta de entrosamento entre o sistema defensivo era evidente, além da total ausência de criatividade na parte ofensiva, já que o time estava cheio de jogadores com características defensivas.

Apenas depois de sofrer dois gols o treinador resolveu retirar um dos zagueiros e, novamente, optou por um esquema de jogo diferente daquele que vem utilizando, pois colocou o atacante Jael, com as mesmas características do atacante David, de modo que o time continuou sem criatividade, com dois atacantes enfiados na área.

Depois de tomar o terceiro gol, o treinador sacou David e, finalmente, colocou um atacante para atuar pelos lados do campo (como atua o Ronaldo). Porém, já era tarde e o time, totalmente apático, viu o Atlético-GO ampliar o placar para 4 a 0.

Somente no fim do jogo o Flamengo fez um gol, o que foi insuficiente para diminuir o vexame.

Considero Luxemburgo o principal responsável pelo bom desempenho do Flamengo esse ano, porém, na noite de ontem, ele deu uma aula de como não se deve montar uma equipe, para a alegria de todos aqueles que não têm time para torcer e preferem secar o Flamengo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Concurso do IFRN: a luta desesperada por uma vaga no serviço público

A cada dia mais pessoas buscam um emprego público, de preferência no serviço público federal, procurando um emprego estável e com um salário relativamente digno.

Porém, a conquita de um emprego no serviço público federal está ficando cada vez mais difícil. Um exemplo dessa dificuldade pode ser constatado pelo elevado número de candidatos que se inscreveram para o concurso do IFRN, que ocorrerá neste domingo (21/08).

A concorrência para o cargo de contador (574 inscritos) é de 191,33 candidatos para cada uma das 3 vagas.

Já para o cargo de técnico em assuntos educacionais (4369 inscritos), a concorrência é de 624,14 candidatos para cada uma das 7 vagas.

Mas o desejo de ocupar um lugar no serviço público ficou mais evidente no caso do cargo de assistente de alunos (9956 inscritos), onde a concorrência chegou a 1991,2 candidatos para cada uma das 5 vagas.

Esperamos que os candidatos aprovados em um concurso tão disputado se lembrem que, para merecer o salário no início do mês, não é necessário apenas passar no concurso, mas prestar um serviço de qualidade durante o tempo em que estiver ocupando a função para a qual prestou concurso.

Digo isso porque muitas pessoas fazem um esforço enorme para se tornar servidores públicos e, depois que conseguem entrar para o serviço público, fazem de tudo para não prestar um serviço de qualidade.

Há casos em que fica a nítida impressão de que o servidor está fazendo um favor ao cidadão quando, na verdade, está apenas cumprindo a sua obrigação.

sábado, 13 de agosto de 2011

Lombada eletrônica em frente à UFERSA

Recentemente foi instalada uma lombada eletrônica na Avenida Francisco Mota, em frente à UFERSA.

de acordo com o Jornal O mossoroense, "A velocidade máxima permitida no local onde a lombada está sendo instalada será de 30km/h, e o condutor que ultrapassar esse limite e avançar o sinal vermelho terá seu veículo fotografado."

Esse limite de velocidade é um verdadeiro absurdo, já que, quando se limita a velocidade a 30km/h, os motoristas terão que dirigir a uma velocidade inferior a esse limite, pois ninguém quer correr o risco de ser multado.
Carros se arrastando a uma velocidade tão baixa só irão provocar engarrafamentos gigantescos na movimentada avenida.

Mais uma vez os responsáveis pelo gerenciamento do transito em Mossoró optam pela solução mais lucrativa e fogem da verdadeira solução do problema, que seria a construção de uma passarela que permitiria aos alunos da UFERSA atravessar a avenida com segurança.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Feira do livro

A feira do livro de Mossoró ocorre no mesmo local onde ocorre o Mossoró cidade junina, ou seja, na estação da artes.

Uma diferença marcante entre os dois eventos diz respeito ao fato de que, na feira do livro, não encontramos centenas de policiais usando detectores de metal para evitar o acesso de pessoas armadas.

Diante dessa realidade, podemos concluir que quem lê mais mata menos?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Qual deve ser a prioridade da gestão municipal?

Com essa pergunta lançamos uma enquete aqui no Linhas Críticas e constatamos que, para os leitores do blog, a grande prioridade da gestão municipal deveria ser a educação, que recebeu 66, 67% dos votos.

Em seguida, aparecem a saúde e a segurança, com 14,81% dos votos, e, por último, a promoção de festas populares, com apenas 3,7% dos votos.

Apesar de se tratar de uma enquete sem um caráter de pesquisa científica, fica evidente que a gestão municipal de Mossoró caminha na contramão dos interesses da população, já que prioriza festas e propaganda, em detrimento dos serviços que, verdadeiramente, poderiam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os banheiros da rodoviária de Natal e a lógica privatista

Há cerca 3 anos venho utilizando a rodoviária da cidade do Natal.

Durante todo esse período sempre paguei a tarifa de embarque para ter o direito de embarcar no ônibus a partir da rodoviária sem entender o porquê dessa tarifa.

Hoje, antes de embarcar para Mossoró, procurei por um banheiro na rodoviária e, para minha surpresa,  encontrei um banheiro limpo e organizado, porém, achei estranho a presença de uma pessoa controlando o acesso a esse banheiro.
Desconfiado, perguntei se precisava pagar para ter acesso ao dito banheiro.

A senhora respondeu que sim e disse que havia outro banheiro cujo acesso era livre.

O que ela chamou de banheiro de acesso livre, na verdade, mais parecia um chiqueiro. Acredito que muitos porcos se recusariam a frequentá-lo de tão sujo e mal cheiroso que estava.

Essa é a lógica das privatizações em nosso país. Ao contrário do que se pensa, não se fecha o órgão público, mas se precariza tanto a qualidade do serviço prestado que todos aqueles que podem pagar deixam de utilizar o sucateado serviço público e passam a frequentar instituições privadas.

Tem sido assim com a saúde, com a educação, com a segurança e até mesmo com os banheiros da rodoviária da cidade do Natal.

Lamentavelmente, ao invés de reivindicar serviços públicos de qualidade, parte significativa da classe média se enche de orgulho por poder pagar por serviços privados.

Isso é que é cidadania.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Os equivocados números da violência em Mossoró

Ontem a noite, li em um blog aqui da cidade, conhecido por divulgar tudo quanto é tipo de desgraça que ocorre na cidade, que o número de homicídios em Mossoró no mês de julho havia sofrido uma redução de 250%, quando comparado com o mês de maio.

Isso é de uma ignorância gigantesca, menor apenas do que a cara de pau de quem tenta esconder a incompetência do estado na manutenção da ordem pública.

Meus amigos, se em maio ocorreram 26 homicídios e, em julho, ocorreram 10 homícidios, houve uma redução de 16 homícidios quando comparamos o mês de julho com o mês de maio. Portanto, houve uma redução de, aproximadamente, 61,5%.

É importante ressaltar que a redução no número de homicídios não significa que Mossoró voltou a ser uma cidade segura, pois o tráfico de drogas corre solto, os roubos, arrombamentos, tentativas de homicídios e homicídios continuam ocorrendo e, se houve redução no número de homicídios, não significa que as pessoas deixaram de tentar se matar.

Hoje mesmo, o blog referido anteriormente já divulgou 2 tentativas de homicídio em nossa cidade.

Um conselho para os responsáveis pela segurança em nossa cidade e para a imprensa que os defende: se vocês querem maquiar a realidade, pelo menos porcurem fazer isso bem feito, pois com esse tipo de informação vocês estão menosprezando a inteligência do cidadão mossoroense.