Lendo o blog do Tio Coloral, pude acompanhar uma discussão acerca do post intitulado: As verdades sobre o PT em nove livros.
Entre os comentários que revelam as tendências ideológicas e partidárias mais diversas, chamou minha atenção um comentário apresentado pelo amigo Fransuêldo, no qual ele recomenda a leitura de um post de outro blog, escrito pelo blogueiro Alcimar Antônio, cujo título é: a sociologia de um mendigo e o espírito natalino.
No texto, o blogueiro reflete sobre um post de outro blog chamado: Matemática de endigo, onde o autor expõe números que mostram que um mendigo consegue ganhar mais dinheiro do que um estagiário.
Não vou entrar em detalhes acerca do texto de Alcimar Antônio, que apresenta elementos interessantes ao longo de sua análise.
Gostaria apenas de refletir sobre a seguinte passagem do texto:
"Vendo aquele texto, fiquei a me questionar sobre a área de atuação daquele estagiário. Pela precisão dos cálculos, certamente seria um estagiário de Matemática, pois dificilmente aqueles conceitos conservadores emanariam de um estagiário de Filosofia, História, Serviço Social ou Ciências Sociais, pois um destes teria visão diferenciada, menos fria e menos calculista, sobre uma realidade social tão profunda, como é a que envolve a pobreza, a mendicância, a violência das ruas… "
Alcimar Antônio comete um pecado comum em nossa sociedade ao ver as áreas de conhecimento de forma isolada, acreditando que Matemáticos apresentam um visão conservadora da sociedade, enquanto que Filósofos, Assistentes sociais e Cientistas sociais apresentariam um visão "diferenciada" da realidade social.
Será que o blogueiro não conhece Assistentes sociais da nossa cidade que passam a vida inteira na sombra de políticos conservadores, trabalhando arduamente durante o período eleitoral para manter no poder políticos medíocres, apenas para conseguir um cargo de confiança no poder público municipal ou estadual?
Será que o blogueiro não conhece nenhum advogado que, com uma "frieza matemática", utiliza-se das nossas frágeis leis para defender assassinos, estupradores e traficantes, pensando apenas na grana que irá receber?
Por falar em dinheiro, acredito que esse é o ponto chave da discussão. Vejo muitas pessoas que passaram a vida lendo Marx, Foucault ou Edgar Morin (está na moda) e que, para ganhar dinheiro, associam-se aos quadros mais conservadores da política local, ou nacional.
Para finalizar, gostaria apenas de lembrar que conceitos conservadores surgem de profissionais das mais variadas áreas, não sendo uma exclusividade de Matemáticos. Por outro lado, uma visão diferenciada da realidade social não é um privilégio dos profissionais ligados às ciências humanas e sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário