Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Educação: Resultado do concurso do Estado do RN

O Governo do Estado do RN divulgou nesta terça-feira (28/02) o resultado do concurso para professor e especialista em suporte pedagógico.

Para ver o resultado em todas as áreas clique AQUI.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Violência em Mossoró

Já são 22 homicídios apenas em 2012.

Enquanto isso, os dois lados da família Rosado só estão preocupados em fazer articulações para continuarem mandando em Mossoró.

De um lado, tentam a todo custo emplacar o nome da irmã da governadora, Ruth Ciarlini, como futura prefeita de Mossoró, para atender aos caprichos de Rosalba. Por outro lado, tentam a todo custo minar a candidatura própria do PT, para fortalecer a candidatura de Larissa Rosado.

Alheia às tramas do poder, a população clama por segurança.

Clamor inútil, pois enquanto não elegermos políticos comprometidos com a população e que invistam onde realmente é necessário (educação, saúde e geração de emprego e renda), a polícia irá continuar "enxugando gelo", fazendo uma apreensão aqui e outra ali, mas sem resolver nada, pois todo mundo sabe que não se promove segurança apenas com polícia, mas sim com políticas sociais capazes de evitar que nossas crianças se transformem em bandidos. 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

mais uma iniciativa para tentar atrair profissionais para a educação

Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2607/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que concede isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física sobre a remuneração de professores. Pela proposta, para ser beneficiado, o profissional precisa estar em efetivo exercício na rede pública de educação infantil, fundamental, média e superior. 
 
O autor do projeto entende que cabe ao poder público criar mecanismos que incentivem o maior número possível de pessoas a exercer o magistério. “Ao longo dos anos, percebemos o quanto o professor tem sido sacrificado, não só no aspecto salarial, como também na tributação de seus ganhos. Educar é uma arte. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão no desenvolvimento do País”, argumenta.
Administração pública
O deputado cita como exemplo da importância da carreira o fato de que muitos juízes, legisladores e altos funcionários da administração pública já foram professores e usam a experiência adquirida na relação com os alunos para o desempenho de suas funções públicas.
“O magistério já é, por si mesmo, sacrificante, exigindo dedicação absoluta de quem o exerce. É justo que se dê aos profissionais dessa área um tratamento condigno”, avalia Bornier.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Jaciene Alves / Agência Câmara

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Onde fica a diversão?

Vejam esse comentário retirado do blog O Câmera.

Boa noite caros, estou aki para alertar á sociedade, sobre o cuidado que se deve ter com a policia de Grossos, se é que podemos compará-los com policias, pois mas parecem uns "barbaros de farda" hj á noite por volta das 20:30 da noite quase fui agredido por estes covardes de farda, pois estava eu, minha esposa e minhas 2 filhas (de 10 e 8 anos) indo em direção à tibau por aquela cidade, em meu carro, cerca de 2km do centro, proximo acredito eu, ser um trio eletrico, não havendo nenhuma sinalização advertendo que o trafego estaria interrompido, ja´chegaram em meu veiculo me chamando por vários palavrões, chutando, batendo na lataria e dando socos no capô, vcs devem imaginar a aflição das minhas filhas, de minha esposa, quando perguntei o que estava havendo, o que estava errado, e como faria para chegar á tibau, já que o unico acesso que me restava era aquela rodovia, tentaram me espancar mesmo eu estando dentro de um carro sem esboçar qualquer tipo de reação, apenas por eu ter feito uma simples pergunta, pedido uma informação, tive que sair as pressas, temi pela vida de minha familia, pois chegaram a sacar e apontar as armas para mim, sou um cidadão de bem, trabalho, cumpro com meus deveres e obrigações perante à sociedade, e temos de volta este tipo de tratamento, eu ainda fui feliz, que não levei um tiro ou um soco no rosto, como outros cidadãos sofreram, é um vergonha, estou indignado, pois além de tudo tive que voltar pra casa, pois direito constitucional de ir e vir, me foi negado, POLICIA DE GROSSOS SEM EDUCAÇÃO, COVARDES, DE LINGUAJAR CHULO, VCS NÃO TEM VERGONHA DE HUMILHAR CIDADÃO DE BEM, QUE TRABALHA E PAGA SEUS SALÁRIOS, MAIS NÃO IRÁ FICAR POR ISSO, IREI À PROMOTORIA NO 1º DIA ÚTIL, FORMALIZAR MINHA INDIGNAÇÃO, SE ALGUEM FOR À GROSSOS, O PRIMEIRO CUIDADO QUE SE DEVE TER NÃO É COM BANDIDO, E SIM COM A POLICIA QUE ESPANCA E HUMILHA, VAMOS LÁ IMPRENSA, VÃO LÁ E MOSTREM PRO RN QUEM SÃO ESTES BANDIDOS DE FARDA!!! ! 

 

Nota do blog: Tratando dessa forma o cidadão, não é de se estranhar que nossas cidades litorâneas não consigam se desenvolver através da exploração do turismo, apesar de possuirmos belas praias. O despreparo é a marca registrada dos prestadores de serviços na região litorânea e o tratamento dado pela polícia, de acordo com o relato, parece ser a cereja no bolo do amadorismo com que o cidadão que visita essas cidades dutante o veraneio é tratado.

 

Particularmente, prefiro não visitar o litoral nessa época do ano. Afinal de contas, as praias estarão no mesmo lugar depois do carnaval e poderei desfrutar delas com toda a calma a partir de março.   

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A privataria tucana - o filme

Operação sal grosso

Na última quinta-feira, o juiz da Terceira Vara Criminal da Comarca de Mossoró, Cláudio Mendes Júnior, condenou nove dos 12 denunciados pela "Operação Sal Grosso". O magistrado entendeu que houve má-fé quando os parlamentares fizeram empréstimos consignados e não tiveram o devido desconto em folha.
 
De acordo com o o Jornal "O mossoroense", condenados pela "Operação Sal Grosso", os vereadores Daniel Gomes (PMDB), Manoel Bezerra (DEM) e Claudionor dos Santos e mais os ex-vereadores Benjamim Machado (PMDB), Izabel Montenegro (PMDB), Gilvanda Peixoto (DEM) e Aluízio Feitosa (PMDB) estão livres da "Lei da Ficha Limpa".

É que a lei de iniciativa popular aprovada no Congresso Nacional em 2010 e tornada válida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) apenas na noite de quinta-feira só prevê que fiquem impedidos de disputar eleições aqueles que tenham condenações em órgãos colegiados como TREs, TCEs, OAB ou Conselho Regional de Medicina.

No caso dos nove condenados por conta das investigações da "Operação Sal Grosso", não há risco pelo menos por enquanto. É que a condenação deles foi resultante de uma decisão monocrática que cabe recurso. Caso não recorressem, o que não será o caso, eles ficariam impedidos de disputar o pleito deste ano porque a decisão se tornaria definitiva.
 
Como todos vão recorrer, eles não se enquadrarão na "Lei da Ficha Limpa" que prevê o impedimento do registro de candidatura apenas para condenados em órgãos colegiados. Neste caso a lei se aplica mesmo que o processo esteja em recurso em instâncias superiores.
 
Dos condenados apenas a ex-vereadora Gilvanda Peixoto não manifestou interesse em tentar renovar o mandato. Os demais estão interessados em disputar o pleito. Alguns até trocaram de partido com esse objetivo.

Nesse processo foram absolvidos Chico da Prefeitura (DEM), Francisco José Júnior (PMN) e Renato Fernandes (PR).

 Nota do blog: É lamentavel constatar que, em Mossoró, as páginas dedicadas à política nos jornais estão cada vez mais parecidas com as páginas policiais. Investigações como esta ajudam a entender porque alguns candidatos gastam verdadeiras fortunas para se elegerem para cargos que pagam um salário que, durante os quatro anos de mandato, não lhes permitem repor tudo o que foi gasto durante a campanha eleitoral.

Onde fica o povo nessa história? Para esses "políticos" o povo é apenas um detalhe.

Se você tem alguma dúvida acerca disso, basta analisar essa manobra ridícula para fazer da irmã da governadora a futura prefeita de Mossoró.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ridículo

Todo sujeito metido a intelectual tem que falar mal do BBB. Mas, se você quer ver coisa verdadeiramente ridícula na tv, assista ao programa "Mulheres ricas", exibido pela TV Bandeirantes.

É um verdadeiro desfile de futilidade capaz de superar até mesmo o BBB ou o Superpop. 

Programas como esse mostram que os donos das emissoras de televisão brasileira acreditam mesmo na idiotice dos seus expectadores.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Está difícil

Está difícil assistir aos jogos do Flamengo em 2012.

O time não joga nada. É um passe errado atrás do outro e ainda tem que aguentar o Ronaldinho passeando em campo.

Pensei que depois que ele derrubasse o Luxemburgo iria voltar a jogar o bom futebol apresentado no campeonato brasileiro do ano passado, mas, até agora, nada.

Como é que um clube de futebol se dispõe a pagar um milhão e trezentos mil reais por mês para um jogador desses?

Só o Flamengo mesmo.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vergonha: é esse o papel da polícia?

Diante das imagens de um homem sendo assassinado na frente de policiais da cidade de Santarem-PA, que nada fizeram para impedir a população de cometer esse crime brutal, fica a pergunta: até quando o Estado brasileiro deixará que criminosos fardados permaneçam impunes?

Veja o vídeo:
Quando a polícia militar afirma que irá abrir um procedimento administrativo, já dá para imaginar como essa história irá terminar.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Resultado das eleições no IFRN

O professor Belchior de Oliveira Rocha foi reeleito reitor do IFRN com 82,38% dos votos dos servidores e alunos da Instituição.  Além do reitor, as comunidades acadêmicas dos 12 campi com mais três anos de funcionamento escolheram também seus diretores-gerais para os próximos quatro anos - nos campi de São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nova Cruz e EAD só houve eleição para reitor.  As eleições foram realizadas no dia 01/02, das 8h às 21h e, de acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central, Luiz Roberto Alves, transcorreu tranquilamente em todas as unidades de votação.


Em apenas dois campi houve mais de um candidato a diretor-geral.  No Campus Cidade-Alta, onde a disputa foi entre Lerson Fernando e Marcel Matias, saiu vitorioso o professor Lerson, com 66,13% dos votos. Já no Campus Natal-Central, os candidatos foram José Arnóbio e Wyllys Farkat. Venceu o professor Arnóbio, com 49,99%. Nos demais campi, que tiveram candidatura única, os que se candidataram foram eleitos com a maioria simples dos votos válidos.

A apuração dos votos terminou à 1h 30min da manhã.  De acordo com o relatório da comissão,  5.570 alunos, professores e técnicos administrativos participaram do pleito.

Fonte: IFRN

Nota do Blog: Apesar da lamentável ocorrência de tantos candidatos únicos, gostaria de ressaltar dois aspectos positivos da eleição no IFRN.
Em primeiro lugar, a eleição do amigo Valdemberg para o cargo de diretor do campus da Zona Norte, apesar das tentativas de boicote à sua eleição.

Torço para que Berg e o amigo Agamenon consigam colocar em prática uma nova forma de conduzir uma instituição de ensino, pautada, verdadeiramente, na democracia, na participação e no respeito à sociedade que financia essa instituição.

Também me deixou feliz a notícia de que Arnóbio ganhou a disputa para o cargo de diretor do campus central do IFRN. 

Diferente de muitos servidores que chegam a postos de comando no IFRN, Arnóbio não construiu sua trajetória até a direção do campus central com base na bajulação, na subserviência ou na base do toma lá da cá. Por outro lado, Arnóbio trilhou o caminho mais duro, apresentando um discurso crítico e coerente que, finalmente, foi compreendido pela comunidade.

Que essas sementes se espalhem por todo o IFRN, e que, no futuro, tenhamos diretores que realmente promovam uma gestão à altura da importância dessa instituição centenária.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Flamengo ganha e se classifica para a fase de grupos da libertadores

Apesar de todo o amadorismo da diretoria, o Flamengo conseguiu superar o Real Potosí pelo placar de 2 a 0.



Léo Moura, em grande atuação, e Ronaldinho marcaram os gols da classificação. Como sempre, quem também merece aplausos é a torcida, que compareceu em grande número ao Engenhão e apoiou o time com a devida empolgação, típica dos rubro-negros. 

O próximo compromisso do Flamengo na Copa Libertadores será diante do Lanús, da Argentina, no dia 15 de fevereiro, em Buenos Aires. Os outros adversários da etapa de grupos são Emelec e Olímpia.

Como prêmio por ter conduzido o Flamengo até a fase de grupos da libertadores, Luxemburgo foi demitido nesta quinta-feira. Instantes depois de Patrícia Amorim oficializar a saída do comandante, o técnico Joel Santana deixou o Bahia.

jornalismo ou panfletagem barata: a incoerência do "jornalismo" smurf acerca da renúncia de fafá

Depois de ler alguns comentários escritos por "jornalistas" smurfs, financiados pela prefeitura de Mossoró, abordando a questão da renúncia da prefeita fafá Rosado, quase vomitei na tela do computador diante de tanta incoerência, mediocridade, subserviência e bajulação.

Utilizando argumentos medíocres, "jornalistas" que defendiam com fervor a ideia de que fafá concluiria seu mandato, vêm a público tentar justificar um acordo ridículo que ofende à inteligência do eleitor mossoroense.

Poderia dizem muita coisa acerca desse comportamento, bem como da cada vez mais evidente renúncia de fafá. Porém, acho que o blogueiro Carlos Escóssia foi muito feliz quando escreveu o post abaixo:

 PATIFARIA OU ACORDO POLÍTICO


Por dinheiro, certos jornalistas da terrinha, que juravam de pés juntos e olhos rútilos, de que a prefeita Fafá Rosado não renunciaria ao seu mandato, mudam literalmente os seus discursos e escritos.

É inacreditável como "alguns jornalistas" da nossa amada urbe vendem sua dignidade e se expõem ao ridículo ao ponto de agredir e desrespeitar os seus próprios leitores.

A mudança de postura desses pseudos-jornalistas - pagos e controlados - pelo Palácio da Resistência, em tomarem uma posição radicalmente contrária a que vinham adotando até uma semana atrás, enoja o mais desqualificado dos mortais.

Quererem agora, transformar uma patifaria política, um estelionato político em um acordo estratégico montado consensualmente sem negociatas, é querer brincar com a inteligência e cuspir na cara dos Mossoroenses.

 Continuo não acreditando na renúncia da prefeita Fafá Rosado, não existi motivos e fatos que justifique tamanha traição, pois em se tratando de renúncia ao mandato político, cabe indagar se a renúncia é um direito, ou se o encargo assumido por força da eleição vem a ser algo de que o eleitor possa dispor.  
Caso se confirme a renuncia,  a prefeita Fafá Rosado terá a difícil tarefa, de explicar publicamento a sociedade mossoroense o motivo ou motivos que a levaram a não cumprir o mandato que lhe foi confiado pelos mossoroenses e  ainda ficar na dependência futura de um julgamento, que depois de concretizado, será imortalizado às futuras gerações.

 Chega a dar nojo o modo como algumas pessoas enxergam a política: uma eterna troca de favores da qual a ética e a moral não fazem parte.

Pobre Mossoró!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

eleições no IFRN

Hoje o IFRN está realizando eleições para reitor do Instituto e para o cargo de diretor geral dos seus campi.

Infelizmente, para o IFRN, apenas em dois campi existe de fato uma disputa entre candidatos, já que, em todos os outros campi (inclusive o de Mossoró) apenas o candidato vinculado à atual gestão é candidato.
Até mesmo o cargo de reitor do IFRN é cortejado apenas pelo atual reitor, que se candidatou à reeleição.

É uma pena que uma instituição centenária, que se vangloria ao afirmar que forma técnicos cidadãos e que estimula a "gestão democrática e participativa" apresente um processo eleitoral aligeirado, frio e sem conflito de ideias, típico das grandes ditaduras dos países de partido único.
As consequências de um processo eleitoral recheado de candidatos únicos, vinculados à situação, podem ser nefastas para o IFRN, já que, cada vez mais, esses servidores que se eternizam no comando da instituição irão adquirir o status de "donos" da instituição, colocando seus interesses acima dos interesses do IFRN, como pode ser constatado no post abaixo.