Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Caminhos para a convivência com o Semi-árido

Hoje, gostaria de utilzar ete espaço de discussão de ideias para apresentar algumas ações interessantes que estão sendo desenvolvidas pela Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA), voltadas para formação e mobilização social para a convivência com o semi-árido.
A ASA surgiu a partir da construção de um novo imaginário do semi-árido brasileiro. "Com essa perspectiva, estão sendo desenvolvidas diversas ações, com base na agroecologia, na segurança alimentar e nutricional, na educação contextualizada , o combate a dessertificação, o acesso à terra e à água e a promoção da igualdade de gênero."
Dentre as diversas ações desenvolvidas, consideramos importante destacar:
1) As experiências de captação, manejo e utilização de água para consumo humano e produção de alimentos, com ênfase na construção de um milhão de cisternas rurais;
2) As experiências de produção de alimentos para consumo humano (bancos de sementes, quintal produtivo, extrativismo sustentável de frutas nativas da caatinga etc.);
3) As experiências de produção e armazenamento de forragens para a criação animal (Fenação, ensilagem e banco de proteína).

Buscando fortalecer a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o semi-árido referenciados em valores culturais e de justiça social a ASA vem desenvolvendo ações que extrapolam o universo das intervenções emergenciais e de assistência social, mostrando que a vida no semi-árido é viável e pode ser digna.
Para que essas ações surtam o efeito desejado é fundamental o envolvimento da população. À medida que se ampliar o envolvimento das comunidades nessas ações, a realidade dessas pessoas começará a mudar, bem como a imagem negativa que muitas pessoas têm acerca do nordestino, que muitas vezes é visto como preguiçoso e acomodado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário