No último 17/09, o governo do RN entregou 10.200 notebooks para os professores da rede estadual de ensino através do projeto Professor Conectado.
De acordo com o site do governo do RN: "Depois da entrega o governo garantirá o acesso à Internet e, posteriormente, disponibilizará softwares específicos para o trabalho pedagógico."
"O papel do Estado é dar condições para que os trabalhadores da rede trabalhem melhor. Este projeto permitirá a elaboração de aulas com mais qualidade aos estudantes das escolas estaduais do RN". Observa o governador Iberê Ferreira de Souza.
O que poderia ser visto como um indicativo de valorização do professor e do reconhecimento da importância do uso de tecnologias mais modernas na educação (o que é extremamente válido), soou mais como uma tentativa desesperada de conquistar a simpatia dos profissionais da educação, já que os notebooks estão sendo entregues quando faltam apenas 16 dias para a eleição e o atual governador, candidato à reeleição, está com enormes dificuldades para emplacar sua campanha.
Além disso, o governador parece ter esquecido de qualificar os professores para o uso dessa tecnologia na educação (o que não é tão simples). Assim, corremos o risco de ver o governo jogar fora R$ 12.800.000,00, com pouca melhoria efetiva da qualidade da educação.
Um exemplo parecido com este ocorreu (talvez ainda ocorra) aqui mesmo em Mossoró, quando a prefeitura equipou algumas escolas com laboratórios de informática, que ficaram fechados, pois os professores não os utilizavam.
O que eu tenho escutado é que parentes de alguns professores se deram bem, pois ganharam notebooks novos sem gastar um tostão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário