Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Explosão da violência no Nordeste

A região do País que mais sofre com a pobreza agora submerge na violência. Em uma década (1998-2008), os homicídios no Nordeste aumentaram 65%; os suicídios, 80%; e os acidentes de trânsito, 37%. Entre a população jovem foi pior: crescimento de 49% nos acidentes, 94% nos homicídios e 92% nos suicídios. Os dados estão no Mapa da Violência 2011 - Os Jovens do Brasil.

A explicação pode estar nos males que vêm com as boas notícias. Nos últimos anos, novos polos econômicos surgiram por todo o Nordeste e alguns Estados no Norte, como o Pará. Mas, enquanto chegavam o dinheiro, os empregos e mais moradores, o Estado ficava para trás. 'Há polos praticamente sem a presença do Estado', afirma Jacobo.
Falando em Português bem claro: o problema da violência nas cidades do Nordeste não se deve ao desenvolvimento econômico. A relação entre crescimento econômico e violência é uma falácia. Se isso fosse verdade, países como o Canadá, Alemanha ou Suíça teriam altos índices de violência, o que não ocorre.

Crescimento econômico gera violência quando os frutos desse crescimento ficam concentrados nas mãos de uma parcela da população. Principalmente quando o poder público não cumpre o seu papel, deixando de oferecer educação de qualidade, oportunidades de qualificação profissional e segurança para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário