Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Dica de leitura

Acabei de ler e não posso deixar de recomendar.

Sócrates e Xantipa: um crime em Atenas


Sinopse:

Gerald Messadié, autor da série Moisés, desta vez escolheu a Atenas dos séculos V e IV a.C., como lugar da ação de Sócrates e Xantipa: Um Crime em Atenas. Uma personagem singular, a esposa de Sócrates, Xantipa, conhecida por sua personalidade forte e por ter sido uma das megeras da História, encarna o papel do detetive à procura do assassino. O escritor retrata a era de ouro da democracia e das artes atenienses, marcada, porém, por escândalos e espionagem. A sociedade local orgulhava-se de ser o apogeu da cultura helênica, mas a vida democrática da cidade estava sob a permanente ameaça de uma aristocracia que nunca deixou de flertar com o despotismo. Havia também a iminência de uma guerra com a rival Esparta. Quando o assassinato de um dos membros da aristocracia põe em perigo um equilíbrio político já instável, tenta-se impedir o prosseguimento da investigação. Xantipa, contudo, busca o culpado, incute a ideia de encontrar o criminoso, comprometendo com isso toda a sociedade. Messadié fez emergir uma mulher obstinada e dona de um caráter e de uma retidão exemplares, não apenas para com o marido Sócrates, que a temia, mas também para com as demais celebridades com quem lidava: Péricles, o general-estadista que deu nome ao século em que viveu; Aspásia, a cortesã estrangeira mais célebre da Antiguidade, que passou de amante a esposa; Protágoras, a personificação da sabedoria; e Alcibíades, favorito de Sócrates, aventureiro extravagante e herói e vilão ao mesmo tempo. Estaria ele comprometido com o crime? Gerald Messadié mescla realidade e ficção neste romance histórico e policial, que tem como pano de fundo os eventos que desencadearam a Guerra do Peloponeso. Uma oportunidade ímpar para se aprender um pouco de História. Gerald Messadié desenvolve há vários anos uma obra importante e original, que vai dos seus ensaios, best-sellers internacionais - entre eles História Geral do Anti-semitismo, aos seus últimos romances bíblicos: Moisés, publicado pela Bertrand Brasil em dois volumes; Davi; e Maria Madalena. 

Fonte: Editora Record 

É estranho perceber que livros tão bons como esse não sejam conhecidos do grande público no Brasil. Quando entro em algumas livrarias costumo ver pilhas de livros da moda, como, por exemplo, os livros da saga crepúsculo, que são amplamente divulgados pela mídia, antes mesmo de chegarem às livrarias e, apesar da qualidade duvidosa, tornam-se campeões de vendas. 

Para quem não lê apenas os livros da moda, vale à pena conferir essa bela obra que, com grande sensibilidade, mistura ficção, história e filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário