Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Greve da CAPES

A Associação dos Servidores da Fundação Capes (AsCapes) comunica que os servidores dessa Fundação decidiram em Assembleia Geral entrar em greve, a partir do dia 13 de agosto, em sintonia com o movimento da Carreira de Ciência e Tecnologia e com o Movimento Nacional de Lutas. O movimento irá realizar avaliações da conjuntura a cada dois dias para decidir sobre o movimento.
 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação, é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado no Brasil, além de atuar na formação de professores da educação básica e no fomento e execução do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A Capes tem como grande público bolsistas de graduação e pós-graduação e fomenta pesquisas (inclusive em cooperação internacional), realização de eventos e compra de equipamentos.

Vários programas da Capes podem ser prejudicados por uma postura desrespeitosa do Governo em relação aos servidores da Ciência e Tecnologia.

A AsCapes entende a importância da Capes para o desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e do Brasil como potência e como um país mais justo (e sem miséria!), mas também sabe que o principal instrumento para tal é o trabalho sério e comprometido de seus servidores. A frustração em relação às negociações com o Governo, após longos meses de reuniões, resultou na insatisfação geral dos servidores da Carreira de C&T que se mobiliza, sem alternativa, para uma greve geral da categoria, objetivando uma negociação séria e justa quanto às questões salariais, de condições de trabalho e a pauta nacional.

Assim, a AsCapes entende que qualquer greve pode trazer prejuízos para a sociedade, mas sabe mais ainda que foi a postura intransigente do governo, ao frustrar qualquer possibilidade negociação que forçou a Carreira de Ciência e Tecnologia a se mobilizar.

Nossa preocupação primária como servidores públicos de carreira é com o futuro da Educação, Ciência e Tecnologia, com bolsistas e pesquisadores e com a construção de um país menos desigual. Por isso, em prol da continuidade das atividades da Capes, esperamos encerrar nossa mobilização o mais brevemente possível.

Fonte: AsCapes

Nota do blog: Enquanto que, para os professores dos Institutos Federais, ter sua carreira e seus salários equiparados aos dos servidores da Carreira de Ciência e Tecnologia (C&T) não passa de um sonho distante, os servidores da Carreira de C&T entram em greve pleiteando melhores salários.
  
São as contradições de um País que fala em isonomia entre os servidores dos três poderes, mas cria castas de privilegiados nos poderes legislativo e judiciário, além de colocar os professores das Universidades e Institutos Federais em uma situação deprimente, quando comparados com outras categorias do próprio poder executivo.
 
Uma greve da CAPES deixa os seus bolsistas de graduação e pós-graduação bastante preocupados, pois muitos bolsistas estão temendo pela suspensão de suas bolsas de estudo, já que muitos alunos dependem exclusivamente dessa bolsa para sobreviver enquanto se dedicam às suas atividades de pesquisa.

Pelo visto está muito difícil deixar os servidores públicos federais satisfeitos. As greves estouram por todo o País e o governo não demonstra nenhuma habilidade para negociar e resolver os impasses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário