Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

sábado, 18 de agosto de 2012

Ranking das universidades

A edição 2012 do ranking das 500 melhores universidades do planeta, publicada esta terça-feira pela Universidade de Comunicações de Xangai, voltou a refletir a supremacia dos centros de estudo americanos, enquanto a Universidade de São Paulo foi a brasileira mais bem posicionada, entre as 150 melhores. 
 
Os Estados Unidos ocupam 17 dos primeiros lugares e as quatro primeiras universidades da classificação são americanas: Harvard, Standford, MIT e Califórnia-Berkeley. A quinta é a britânica Universidade de Cambridge. 
 
O Brasil é o primeiro país latino-americano em número de universidades na lista, sendo que a Universidade de São Paulo é a instituição brasileira mais bem posicionada, entre as 150 melhores. Em seguida estão a Unicamp (entre as 300 melhores), as Universidades Federais de Minas Gerais, a Universidade do Rio de Janeiro e a Universidade do Estado de São Paulo (entre as 400 melhores), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (entre as 500 melhores). 
 
Entre as latino-americanas, além da USP, aparecem entre as 200 melhores a Universidade de Buenos Aires (UBA) e a Universidade Nacional Autônoma do México. A lista das 500 melhores universidades do mundo é difundida desde 2003 pela Universidade Jiaotong de Xangai. Embora seja muito aguardado e acompanhado, o ranking suscita críticas na Europa, onde se considera que os critérios adotados prejudicam as universidades do velho continente e que a classificação é exclusivamente científica. Tais critérios levam em conta essencialmente os resultados de pesquisa em detrimento da formação: o número de prêmios Nobel, de medalhas Fields (o equivalente ao Nobel de matemática) e de artigos publicados exclusivamente em revistas anglosaxãs como "Nature" ou "Science". 
 
A ideia desta lista surgiu quando Pequim decidiu dotar-se de universidades de nível internacional e era preciso definir os critérios para que uma universidade tivesse padrão mundial.
 
Nota do blog: todas as universidades brasileiras que aparecem na lista estão situadas no Sul e no Sudeste. Quando veremos uma universidade do Nordeste figurar nessa lista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário