Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

sábado, 8 de setembro de 2012

O poder corrompe os ideais?

Tão bonita, a idéia da democracia! Melhor não há. Os cidadãos, educados, conscientes das suas necessidades, no exercício da sua liberdade, sem compulsões, sem enganos, escolhem por meio do voto aqueles que serão os seus representantes. Na cidade, os vereadores, no estado, os deputados estaduais, no país, os deputados federais e os senadores. Nada mais transparente. Nada mais honesto.

E os representantes do povo, dominados por um único ideal: trabalhar para o bem comum. No ato de se aceitarem como representantes do povo eles deixam de lado a sua vontade, os seus interesses privados, particulares. Tornaram-se depositários da vontade do povo. Quando pensam e agem não pensam e agem de acordo com os seus interesses. Apenas uma pergunta informa o seu pensar e o seu agir: “É do interesse do povo?” 

É assim que eu quero. É assim que todo mundo quer. Como é linda a democracia quando escrita no papel! O problema é que o que está escrito não é aquilo que é vivido. O poder corrompe os ideais.

Rubem Alves

Nota do blog:Há muita verdade na fala de Rubem Alves. Já vimos tantas vezes políticos com discursos em defesa da ética chegarem ao poder e se mostrarem tão sem ética quanto aqueles que lá estavam antes, que chegamos a acreditar que a frase "O poder corrompe ideais" é uma lei.

Se isso for verdade, o povo brasileiro estará condenado a sofrer nas mãos de políticos corruptos que se eternizarão no poder, já que, mesmo aqueles que eram honestos quando estavam fora do poder se transformariam assim que o conquistassem.
 
Quer dizer que não adianta acreditarmos que o Brasil pode se tornar um País civilizado e justo e lutarmos para que isso aconteça?
 
Não acredito que seja assim.

Acho mais correto acreditar que, enquanto sociedade, ainda não tivemos a capacidade de eleger políticos realmente comprometidos com os interesses da população. 

Até acho que, às vezes, conseguimos eleger algum candidato comprometido com os interesses populares. Mas eles ainda são tão poucos que não conseguem reverter o terrível quadro de corrupção que toma conta da nossa política.

Na maioria das vezes, votamos tão mal que desestimulamos os cidadãos honestos a se candidatarem. Parece até que sentimos algum prazer sórdido em sermos enganados pelo discurso fácil de algum patife orientado por um marqueteiro bem pago.

Não acredito em mundo perfeito, mas acredito que uma sociedade norteada por valores de honestidade e solidariedade poderia escolher melhor seus representantes e dar início a um círculo virtuoso na nossa política. 

Infelizmente, ao analisar as atuais campanhas para prefeito e vereador pelo nosso País e, especialmente, em nossa cidade, percebo que isso ainda vai demorar um pouco.

A foto abaixo revela o que pensa a maioria dos nossos candidatos, mas quem escolhe o prefeito e os vereadores é você. Portanto, saiba escolher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário