Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS: O JUDICIÁRIO E A EDUCAÇÃO

Após anunciar que o reajuste dos servidores do judiciário não constava na peça orçamentária de 2012, cujo fato, causou um mal estar entre o governo e o judiciário, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) foi chamado às presas ao Palácio do Planalto, “para dar um jeitinho” e considerar o reajuste daquela categoria. A Ministra Mirian Belchior garantiu ao presidente do Supremo, Cezar Peluso, que a proposta será encaminhada ao Congresso por meio de uma mensagem.

Ainda ontem, a executiva nacional da Central Sindical e Popular Conlutas (CSP – CONLUTAS) recebeu o Ofício n° 164/DRH/MP, integrando a entidadess representativa dos Docentes das carreiras de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e de Magistério de Ensino Superior ao Termo de Acordo n° 4/2011. Este termo de acordo, assinado pela ANDES em detrimento de suas bases, prevê processo reestruturação das carreiras do magistério nos seguintes medidas: 1. Incorporação ao vencimento básico da GEDBT – Gratificação Específica de Atividade Docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; 2. Acréscimo de 4% sobre o vencimento básico, considerando a GEDBT incorporada, e sobre a retribuição por Titulação; 3. Constituição de Grupo de Trabalho para dar continuidade ao processo negocial específico relativo à reestruturação das carreiras. Os efeitos das medidas estão previstos para março de 2012. 

Tendo em vista, que nosso sindicato nacional e nossa greve atende as reivindicações de duas categorias, docentes e técnicos administrativos, e que o termo de acordo proposto pelo MPOG apenas contempla a primeira destas, o termo de acordo n° 4/2011 não contempla nosso movimento paredista. Esta conclusão foi unânime para o atual Comando Nacional de Greve do SINASEFE. 

No entanto, o presente termo pode ser interpretado como um avanço no campo das negociações com o Governo, já que até então o mesmo tem sido intransigente em não negociar com as categorias em greve, como fica latente no caso da Greve da FASUBRA. 

Por outro lado, a já citada reivindicação do presidente do Supremo de reinserção de proposta de aumento no Orçamento da União (aumento salarial de 56% para os servidores da casa) foi prontamente acatada pela Presidente Dilma e sua ministra. 

Portanto, faz-se urgente o fortalecimento do movimento de Greve do SINASEFE, tendo em vista nossos avanços na negociação, a situação de marginalização social e política imposta aos técnico-administrativos através de um termo de acordo que ignora as reivindicações da categoria e, finalmente, a ambigüidade discursiva do governo, sobretudo, do MPOG, que integra ao orçamento reivindicações de setores politicamente estratégicos como o judiciário e exclui setores socialmente imprescindíveis como a educação brasileira. Decerto no cenário de crescentes denúncias de corrupção e de improbidade é, de fato, indispensável contar com a cega justiça e sua balança do seu lado. Como dizia o velho Quincas: Aos vencedores as batatas!

Alberto (IFPB - Souza) e Dimas (IFPB - Monteiro)
COMANDO NACIONAL DE GREVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário