Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

domingo, 20 de maio de 2012

Onde está a qualidade da nossa educação?

Segundo informações divulgadas pelo jornal "O mossoroense", os alunos da Escola Estadual Tertuliano Ayres Dias, localizada na rua Francisco Holanda, Planalto 13 de Maio, estão enfrentando sérias dificuldades em relação à falta de carteiras na instituição. Devido à insuficiência do material, uma parte dos estudantes está assistindo aulas no chão das salas, fato que tem provocado a revolta entre os próprios discentes e seus pais.

Por não ter interesse em resolver problemas tão simples como a falta de carteiras, não é por acaso que, em 2010, o Rio Grande do Norte dividiu espaço com outros estados no ranking do maior índice de evasão escolar do país. 

Ainda de acordo com "O mossoroense", o Estado alcançou o 4º lugar com a taxa de 20,4% de alunos matriculados. Este ano a realidade mudou um pouco, pois, além da evasão escolar, o RN conta com um dos maiores índices de reprovação do Ensino Médio, 8%, e Fundamental, 9,6%. Em Mossoró, os educadores da rede pública afirmam que o quadro é preocupante, pois em algumas séries o índice de reprovação chega a ser de 50%. 

De acordo com a vice-diretora da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia, Régia Berlânia, no Ensino Médio se presencia um maior número de alunos que se evadem, enquanto que no Ensino Fundamental existe um grande índice de reprovação.

"Após a nova determinação do governo, durante os três primeiros anos do Ensino Fundamental os alunos não podem ser reprovados, ou seja, independente de eles saberem ou não ler, escrever e efetuar contas básicas, como somar, diminuir, multiplicar e dividir, eles passam de ano. No entanto, a partir do 4º ano, quando eles já podem ser reprovados, cresce de forma vertiginosa o número de estudantes repetentes. Um dos principais motivos para que isto aconteça, como se vê, é a má formação nos primeiros anos", relata Régia.

É simplesmente ridícula a ideia de aprovação automática dos alunos. Porém, as manobras desenvolvidas pelo MEC para maquiar os péssimos números da educação brasileira caem por terra no momento em que a reprovação passa a ser permitida.

Em campanha, Rosalba se apresentava como a candidata que iria promover o resgate da educação no RN.

Apesar de estar sempre ocupando postos de poder importantes no RN, é evidente que a atual governadora não pode ser a única responsabilizada pelos péssimos números da nossa educação. Porém, a governadora deveria demonstrar um pouco mais de interesse em resolver problemas de infraestrutura elementares, garantindo aos alunos e professores condições mínimas de conforto no processo educativo.

Deixar faltar cadeiras para os alunos demonstra falta de planejamento e desinteresse com a educação dos filhos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário