Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

No Brasil, o crime compensa

Quem disse que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar?
Depois de ter minha casa arrombada em fevereiro deste ano mudei hábitos, vivo com medo dentro da minha casa e, cada vez que saio para o trabalho, fico apreensivo com a possiblidade de encontrar minha casa pilhada pelos "menores infratores" que pintam e bordam na nossa cidade, às custas de um estatuto da criança e do adolescente inadequado para a nossa realidade, e da omissão das nossas "autoridades", que não demonstram nenhum interesse em fazer cumprir as poucas medidas de restrição de liberdade possíveis de aplicação para esses jovens.

Enquanto não nos comportamos como um País sério, combatendo a criminalidade com o rigor necessário, a população de bem ficará refém de pessoas que já estão conscientes de que, no Brasil, o crime compensa.

Em Mossoró, diariamente, dezenas de pessoas são vítimas de assaltos, arrombamentos etc. Já está virando rotina ser abordado por algum vagabundo que nos ameaça e toma nossos bens em plena luz do dia, consciente de que nada vai acontecer com ele.

Para que trabalhar e estudar se é muito mais fácil tomar de alguém?

Hoje à tarde, 5 meses após ter minha casa arrombada por esses "menores infratores", estava com minha esposa descansando após o almoço quando as cadelas começaram a latir.

Minha esposa foi à janela e percebeu que um sujeito, que parecia ser menor de idade, estava partindo nossa cerca.

Ela me chamou e, quando gritei com ele, percebi que ele não estava sozinho. Havia mais dois jovens (pelo biotipo, também eram menores) que saíram correndo em meio a um terreno baldio.

Chamei a polícia mas, como sempre, de nada adiantou. Quando eles chegaram não havia mais sinal dos jovens.
E se eles tivessem sido pegos em flagrante?

Acredito que sairiam da delegacia antes de mim, já que eu ficaria horas tentando fazer um boletim de ocorrência. 
Não alimento ilusões.

Não acredito que as coisas melhorarão em um País onde a presidente acredita que irá resolver o problema da superlotação dos presídios colocando pessoas perigosas na rua em troca de uma fiança.
Não acredito em um poder judiciário que defende a liberdade do bandido e deixa a população vivendo sob um regime de prisão domiciliar.

As coisas estão ruins e ficarão muito piores, pois os políticos que NÓS elegemos não tem a competência nem o interesse necessários para modificar essa realidade.

2 comentários:

  1. Aleksandre, depois de te ver hoje à tarde, resolvi acessar o blog, pois eu estava bem sumido.
    Quanto a este comentário, acredito que um pouco de estudo acerca do ECA viria bem a calhar. Não sei se você chegou a lê-lo, mas ele é, efetivamente, uma boa lei. Uma das melhores de nosso país, aliás. O problema é justamente a falta de infraestrutura e pessoal técnico especializado no sentido de fazer valer as medidas sócioeducacionais e protetativas da norma. Numa conversa agradável, podemos discutir isso melhor!
    Áh, parabéns pela constância nas postagens, seu maior desafio, segundo suas palavras, hehe.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. E favorece mais os de colarimhos brancos. É por isso que as leis contra a criminalidade marginal é tão leniente.

    Penso assim, não porque quero, mas - devido aos fatos. Peço, por favor, que se eu estiver enganado,alguém me apressente uma outra versão da realidade. É triste viver no engano.

    gilmar henrique

    ResponderExcluir