Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Crimes no trânsito e impunidade: mais uma vergonha nacional

Em 9 de julho, Marcelo Malvio de Lima, 36, engenheiro, dirigia seu Porsche a 150 quilômetros por hora, em São Paulo, quando chocou-se contra o Hyundai Tucson de Carolina Santos, 28. Ela morreu. Ele estava alcoolizado, disseram testemunhas.

No último sábado, 17 de setembro, Marcos Alexandre Martins, 33, auxiliar de bibliotecário, dirigia seu Golf a 100 quilômetros por hora, também na capital paulista, quando atropelou e matou Miriam Baltresca, 58, e sua filha Bruna, 28, que estavam na calçada. O motorista também estava bêbado, informou um policial.

Apesar de a população clamar por penas exemplares para pessoas que bebem e cometem crimes no trânsito, a legislação e a justiça brasileira, mais uma vez, caminham na contramão dos anseios da população.

No dia 6 de setembro, Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal, julgou um habeas corpus impetrado pela defesa de um motorista que, depois de provocar a morte de uma pessoa ao dirigir embriagado, foi enquadrado por homicídio doloso ─ quando há intenção de matar. A defesa queria que o crime fosse considerado culposo (quando não há tal intenção). Fux avaliou que motoristas bêbados só devem responder por crime doloso quando ingerem bebida alcóolica para “encorajar-se para cometer um delito qualquer”. Como não era o caso, a defesa saiu vitoriosa. A decisão, embora não sirva para embasar outros julgamentos, abre um precedente.  

Hoje, homicídios culposos, têm pena de 1 a 3 anos de prisão, e, dolosos, de 6 anos a 20 anos.
 

Há muito tempo, o Brasil vive uma verdadeira guerra no trânsito, com quase 40.000 mortos por ano. Diante dessa realidade, é um verdadeiro absurdo a hipótese levantada pelo ministro Fux, de que só é crime doloso se o sujeito bebe para tomar coragem para cometer o crime.
Além da generosidade na interpretação da lei, o poder judiciário também estimula a impunidade quando deixa crimes no trânsito prescreverem.

Um caso exemplar aconteceu com o jogador Edmundo, que matou 3 pessoas em um acidente de trânsito e nunca cumpriu pena pelo crime.

O crime prescreveu de modo que Edmundo foi beneficiado pela benevolência da lei, pelos intermináveis recursos judiciais e pela morosidade da justiça brasileira.

Certamente, essa estratégia será utilizada pelos advogados do jovem Felipe de Lorena Infante Arenzon, de 19 anos.

O estudante se envolveu em pelo menos três acidentes ao longo da manhã. Na Avenida Inajar de Sousa, na zona norte, seu carro bateu contra a traseira de um Palio e em um utilitário Towner, onde estava Edson Domingues, que teve 90% do corpo queimado e não resistiu aos ferimentos.

Depois de pagar uma fiança de R$ 245.000,00, Felipe está livre para cometer novas barbaridades no trânsito e vai contar com a morosidade do judiciário para se tornar mais um exemplo de que, no Brasil, a justiça não funciona. 

A pergunta que fica é: quantos homicidas do volante, já condenados, cumprem pena hoje no Brasil e foram recolhidos ao cárcere? Bem poucos, talvez nenhum. Portanto, se você tem intenção de matar alguém, é melhor que pegue um carro e o faça. As penas dos crimes de trânsito são mais brandas, a liberdade condicional está garantida, há inúmeros recursos à sua disposição, a Justiça é morosa e ainda há a possibilidade da prescrição, sem falar no habeas corpus. Um atestado legal de benevolência e desrespeito às vítimas da barbárie do trânsito e aos seus familiaraes. Se você ainda socorrer a vítima, também não se imporá a prisão em flagrante. Está expresso no Artigo 301 do Código de Trânsito Brasileiro. É o incentivo a matar no trânsito. Tudo legalizado. É a chamada impunidade misericordiosa brasileira no país do direito penal mínimo. 
 
fontes: Veja e Extra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário