A 106ª plena do Sinasefe Nacional, ocorrida em Brasília neste sábado (22/10), deliberou pela suspensão (não o término) da greve dos Institutos Federais de Educação Profissional.
A orientação é que ocorra a suspensão da greve, já que, em havendo encerramento da greve os servidores devem aguardar um determinado tempo para realizar outra, ao passo que a suspensão dá o direito de retornar à greve quando os servidores acharem que devem.
Como já havia comentado anteriormente, o enfraquecimento do movimento a nível nacional (várias instituições estavam voltando às suas atividades) e as ameças de corte de ponto por parte do governo federal fizeram com que os servidores dos IFs optassem pelo retorno às atividades.
É importante ressaltar que cada campus deverá decidir se segue a orientação da plena ou se continua em greve. No caso do campus de Mossoró, ocorrerá uma reunião nesta terça-feira onde se decidirá pela manutenção ou não da greve.
Em todo caso, acredito que o campus de Mossoró decidirá pelo fim do movimento grevista e retomará suas atividades ainda essa semana.
Infelizmente, a truculência e a falta de respeito pelo ensino de qualidade venceram a disputa contra os servidores da educação federal. No fim, quem perde com isso não são apenas os servidores dos IFs, mas toda a população brasileira, que vê um exemplo de ensino de qualidade ser tratado com desprezo e indiferença.
Na verdade, esse tipo de postura não me espanta, pois essa é a verdadeira face dos dirigentes brasileiros. Preferem fazer festas e distribuir migalhas a investir na educação do seu povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário