As pessoas que trabalham ou estudam no Campus de Mossoró do IFRN sabem que a instituição implantou, há algum tempo, um sistema que bloqueia o acesso a alguns sites, considerados, por quem os bloqueia, como inadequados para as atividades desenvolvidas no interior da instituição.
Na tarde desta quinta-feira (15/07) conversei com alguns servidores da instituição, dentre os quais o profissional responsável pela escolha dos sites que são bloqueados, e argumentei que o bloqueio de alguns sites deveria ser melhor analisado.
Apenas a título de exemplo, citei o caso do Orkut, que não causa nenhum comprometimento ao funcionamento da rede e que, contrariamente ao que muitos argumentam, pode ter usos interessantes.
Para ilustrar as possiblidades oferecidas pelo Orkut, citei o fato de que um dos nossos professores, que atuou como coordenador de pesquisa da instituição, disse-me que iria propor o uso do Orkut como uma das estratégias de coleta de dados para a sua tese de doutorado (segundo outro servidor, presente no momento da conversa, isso já está sendo feito pelo professor/doutorando).
Argumentei ainda que o IFRN é uma casa de educação e que, mais interessante do que bloquear o acesso a sites, deveríamos educar nossos alunos para um uso mais inteligente das potencialidades da Internet.
Apesar dessa conversa, tenho dúvidas se esse quadro irá mudar.
Gostaria de ressaltar que concordo com o bloqueio de sites para a realização de downloads de músicas ou filmes, pois quando se baixa arquivos como estes o funcionamento da rede pode ficar comprometido.
diante dessa realidade, gostaria de apresentar alguns questinamentos:
Quais os critérios usados para definir o que é adequado ou inadequado, com relação ao acesso à Internet?
Porque o Campus de Mossoró do IFRN não demonstra que acredita na possibilidade de educar nossos alunos e servidores para o uso da Internet, optando pelo simples bloqueio dos sites?
Mais uma coisa: tentei acessar o blog do nosso ex-professor Lauro Xavier Neto (www.lauroxavierneto.blogspot.com) em alguns computadores da instituição e não consegui.
Solicitei a outros servidores que fizessem o mesmo em outros computadores e o acesso sempre era negado.
Nesse sentido, gostaria de saber:
O blog do professor Lauro está bloqueado?
Caso isso esteja acontecendo, porque o acesso ao blog do professor Lauro não é permitido no Campus de Mossoró do IFRN?
Nenhum comentário:
Postar um comentário