Gostaria de compartilhar com vocês alguns dados fornecidos pelo MEC, acerca das escolas públicas de Mossoró que participaram do IDEB 2009.
No IDEB, o MEC aplica avaliações de Português e Matemática com os alunos que estão concluíndo o quinto e o nono anos do ensino fundamental (antigas quarta e oitava séries). Além disso, o IDEB avalia os alunos que estão concluíndo o terceiro ano do ensino médio.
Para facilitar nossa análise, neste post vamos nos deter nas escolas do ensino fundamental, destacando a pior e a melhor escola pública estadual e municipal.
Na avaliação feita com os alunos do quinto ano do ensino fundamental:
A pior escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA ELZA FERNANDES SENA, com nota 2,9.
Dividiram o prêmio de pior escola estadual a ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO ENS 1 GRAU e a ESCOLA ESTADUAL SANTA DELMIRA. Ambas com nota 2,1.
A melhor escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MANOEL ASSIS, com nota 5,6.
A melhor escola estadual foi a ESCOLA ESTADUAL AMBULATORIO CARDEAL CAMARA, com nota 5,1.
Vamos agora ver os resultados dos alunos do nono ano do ensino fundamental:
A pior escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDA NOGUEIRA DO COUTO, com nota 1,4.
A pior escola estadual foi a ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR FRANCISCO DE SALES CAVALCANTE, com nota 1,0.
A melhor escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL ROTARY, com nota 4,5.
A melhor escola estadual foi a EE CENTENARIO DE MOSSORO, com nota 4,5.
Como concluí meu ensino fundamental no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, procurei verificar a nota que essa escola obteve e, para minha decepção, constatei que essa escola obteve nota 2,0.
Diante de um quadro tão nefasto (com raras exceções), ficam as questões:
O que se aprende em uma escola nota 1,0?
O que os gestores públicos estaduais e municipais estão fazendo para mudar essa realidade?
O que se aprende em uma escola nota 1,0?
O que os gestores públicos estaduais e municipais estão fazendo para mudar essa realidade?
Para saber a nota da escola em que você ou seu filho estuda, visite o site: http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado
Sugiro ainda a leitura do post: O IDEB e o oportunismo político, publicado neste blog.
Sugiro ainda a leitura do post: O IDEB e o oportunismo político, publicado neste blog.
O descaso da nossa elite(?) com a educação vem de longe,segundo o educador Darcy Ribeiro.
ResponderExcluir"Pois bem, prestem atenção, e se edifiquem com a sabedoria que os nossos maiores revelam neste passo: ao entregar a educação primária exatamente àqueles que não queriam educar ninguém - porque achavam uma inutilidade ensinar o povo a ler, escrever e contar - ao entregar exatamente a eles - ao prefeito e ao governador - a tarefa de generalizar a educação primária, a condenavam ao fracasso, tudo isso sem admitir, jamais, que seu imposto era precisamente este.
O professor Oracy Nogueira nos conta que a nobre vila de Itapetininga, ilustre cidade de São Paulo, em meados do século passado, fez um pedido veemente a Pedro Dois: queria uma escola de primeiras letras. E a queria com fervor, porque ali - argumentava - havia vários homens bons, paulistas de quatro e até de quarenta costados, e nenhum deles podia servir na Câmara Municipal, porque não sabiam assinar o nome. Queria uma escola de alfabetização para fazer vereador, não uma escola para ensinar todo o povo a ler, escrever e contar. Vejam a diferença que há entre a nossa orientação educacional e as outras tradições. Aqui, sabiamente, uma vila quer e pede escola, mas não quer rezar, nem democratizar, o que deseja é formar a sua liderança política, é capacitar a sua classe dominante sem nenhuma idéia de generalizar a educação."
P.S. trecho do artigo Sobre o óbvio de Darcy Ribeiro
Assunto polêmico. Critérios diferentes podem levar a resultados díspares. Veja o que diz Marta Avancini sobre o assunto: "Balança desregulada - Aprovação artificial de alunos fez com que algumas redes elevassem o Ideb", no site da revista escola publica ponto com ponto br.
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