Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

terça-feira, 13 de julho de 2010

A qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas de Mossoró

Gostaria de compartilhar com vocês alguns dados fornecidos pelo MEC, acerca das escolas públicas de Mossoró que participaram do IDEB 2009.
No IDEB, o MEC aplica avaliações de Português e Matemática com os alunos que estão concluíndo o quinto e o nono anos do ensino fundamental (antigas quarta e oitava séries). Além disso, o IDEB avalia os alunos que estão concluíndo o terceiro ano do ensino médio.
Para facilitar nossa análise, neste post vamos nos deter nas escolas do ensino fundamental, destacando a pior e a melhor escola pública estadual e municipal.
Na avaliação feita com os alunos do quinto ano do ensino fundamental:
A pior escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA ELZA FERNANDES SENA, com nota 2,9.
Dividiram o prêmio de pior escola estadual a ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO ENS 1 GRAU e a ESCOLA ESTADUAL SANTA DELMIRA. Ambas com nota 2,1.

A melhor escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MANOEL ASSIS, com nota 5,6.
A melhor escola estadual foi a ESCOLA ESTADUAL AMBULATORIO CARDEAL CAMARA, com nota 5,1.

Vamos agora ver os resultados dos alunos do nono ano do ensino fundamental:
A pior escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDA NOGUEIRA DO COUTO, com nota 1,4.
A pior escola estadual foi a ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR FRANCISCO DE SALES CAVALCANTE, com nota 1,0.

A melhor escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL ROTARY, com nota 4,5.
A melhor escola estadual foi a EE CENTENARIO DE MOSSORO, com nota 4,5.

Como concluí meu ensino fundamental no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, procurei verificar a nota que essa escola obteve e, para minha decepção, constatei que essa escola obteve nota 2,0

Diante de um quadro tão nefasto (com raras exceções), ficam as questões:
O que se aprende em uma escola nota 1,0?
O que os gestores públicos estaduais e municipais estão fazendo para mudar essa realidade?

Para saber a nota da escola em que você ou seu filho estuda, visite o site: http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado  

Sugiro ainda a leitura do post: O IDEB e o oportunismo político, publicado neste blog.   

2 comentários:

  1. O descaso da nossa elite(?) com a educação vem de longe,segundo o educador Darcy Ribeiro.


    "Pois bem, prestem atenção, e se edifiquem com a sabedoria que os nossos maiores revelam neste passo: ao entregar a educação primária exatamente àqueles que não queriam educar ninguém - porque achavam uma inutilidade ensinar o povo a ler, escrever e contar - ao entregar exatamente a eles - ao prefeito e ao governador - a tarefa de generalizar a educação primária, a condenavam ao fracasso, tudo isso sem admitir, jamais, que seu imposto era precisamente este.

    O professor Oracy Nogueira nos conta que a nobre vila de Itapetininga, ilustre cidade de São Paulo, em meados do século passado, fez um pedido veemente a Pedro Dois: queria uma escola de primeiras letras. E a queria com fervor, porque ali - argumentava - havia vários homens bons, paulistas de quatro e até de quarenta costados, e nenhum deles podia servir na Câmara Municipal, porque não sabiam assinar o nome. Queria uma escola de alfabetização para fazer vereador, não uma escola para ensinar todo o povo a ler, escrever e contar. Vejam a diferença que há entre a nossa orientação educacional e as outras tradições. Aqui, sabiamente, uma vila quer e pede escola, mas não quer rezar, nem democratizar, o que deseja é formar a sua liderança política, é capacitar a sua classe dominante sem nenhuma idéia de generalizar a educação."

    P.S. trecho do artigo Sobre o óbvio de Darcy Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Assunto polêmico. Critérios diferentes podem levar a resultados díspares. Veja o que diz Marta Avancini sobre o assunto: "Balança desregulada - Aprovação artificial de alunos fez com que algumas redes elevassem o Ideb", no site da revista escola publica ponto com ponto br.

    ResponderExcluir