Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

domingo, 11 de julho de 2010

Quando a educação será importante?

Ao longo do último mês, pude ver o povo brasileiro discutir com profundidade a convocação da seleção brasileira, comemorar suas vitórias, lamentar a eliminação da copa e tecer críticas e mais críticas ao seu treinador.
A população brasileira ficou indignada pelo fato de o Brasil não ganhar a copa do mundo, ficando "apenas" entre os oito melhore times.
Infelizmente, não vejo ninguém lamentar o fato de que o Brasil está na 53ª posição em matemática (entre 57 países) e na 48ª em leitura (entre 56), no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que funciona como uma copa do mundo da aprendizagem.
Será que algum dia veremos a população de Mossoró descendo a Avenida Presidente Dutra, comemorando a erradicação do analfabetismo, os bons resultados dos jovens no IDEB ou no PISA?
Para onde caminha um país que não valoriza a educação de seu povo?

3 comentários:

  1. Educação é condição indispensável se queremos um país desenvolvido com oportunidade para todos, portanto, educação é tarefa de toda a sociedade e não apenas dos governantes. Cabe a sociedade exigir educação de qualidade, para tanto é necessário valorização salarial, melhores condições de trabalho e o reconhecimento do papel desempenhado pelo professor. A família tem um papel prepoderante no desempenho escolar dos filhos, através do acompanhamento das atividades escolares e do comprometimento dos mesmos com o estudo sistemático e não apenas em épocas de provas.

    ResponderExcluir
  2. Outrora por estas terras semi-áridas, "eles" mantinham-se no poder graças a miséria alheia (cestas básicas, carros pipas e etc). De buxo mais cheio, tv em casa, um veículo para ir para lá e para cá... agora, propositalmente, o povo é mantido míope, e mal perceber os arreios que o conduz.

    ResponderExcluir
  3. Quem dera uma descida na Dutra comemorando os melhores índices de educação... O pensamento de Cristóvam Buarque trás o alerta.
    "Brasil ficou entre 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É 85º em educação mundial e não há tristeza".

    ResponderExcluir