Ao comentar a postagem sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas em Mossoró (13/07) a amiga e jornalista Regina Cunha nos alerta para uma questão preocupante acerca dos resultados do IDEB:
"Balança desregulada - Aprovação artificial de alunos fez com que algumas redes elevassem o Ideb" (Informação divulgada por Marta Avancini, no site da revista escolapublica.com.br).
Quando analisei os dados do IDEB das escolas públicas de Mossoró referentes ao ano de 2007, constatei que uma das escolas com o melhor IDEB para as séries iniciais do ensino fundamental havia conseguido esse resultado devido à aprovação de 100% dos seus alunos.
Na realidade, as notas dos alunos dessa escola nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, no ano de 2007, foram inferiores às notas dos alunos em 2005.
Porém, como o IDEB combina o desempenho dos alunos nas avaliações com as taxas de aprovação da escola, bastou aprovar todos os alunos no ano de 2007 (o que não haia sido feito em 2005) para conseguir apresentar uma evolução no IDEB.
Como o MEC ainda não liberou as planilhas com o detalhamento dos resultados de cada escola em 2009, ainda não pudemos fazer essa avaliação para mostrar aos leitores as escolas que estão obtendo bons resultados, de fato, e aquelas que estão tentando enganar a população.
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