Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Resultados do IDEB: pode ser muito pior

Ao comentar a postagem sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas em Mossoró  (13/07) a amiga e jornalista Regina Cunha nos alerta para uma questão preocupante acerca dos resultados do IDEB:

"Balança desregulada - Aprovação artificial de alunos fez com que algumas redes elevassem o Ideb" (Informação divulgada por Marta Avancini, no site da revista escolapublica.com.br). 

Quando analisei os dados do IDEB das escolas públicas de Mossoró referentes ao ano de 2007, constatei que uma das escolas com o melhor IDEB para as séries iniciais do ensino fundamental havia conseguido esse resultado devido à aprovação de 100% dos seus alunos.

Na realidade, as notas dos alunos dessa escola nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, no ano de 2007, foram inferiores às notas dos alunos em 2005.

Porém, como o IDEB combina o desempenho dos alunos nas avaliações com as taxas de aprovação da escola, bastou aprovar todos os alunos no ano de 2007 (o que não haia sido feito em 2005) para conseguir apresentar uma evolução no IDEB.

Como o MEC ainda não liberou as planilhas com o detalhamento dos resultados de cada escola em 2009, ainda não pudemos fazer essa avaliação para mostrar aos leitores as escolas que estão obtendo bons resultados, de fato, e aquelas que estão tentando enganar a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário