A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), deu início, neste sábado (02/04), ao Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT.
O PROFMAT é um audacioso processo de qualificação de professores de Matemática em nível de Mestrado que busca melhorar a qualidade do ensino de Matemática no Brasil através da melhoria na formação dos seus professores.
Neste primeiro ano, o PROFMAT está atendendo 1192 professores de Matemática espalhados por todo o País. Para atender professores espalhados por um País de dimensões continentais como o Brasil, o PROFMAT irá utilizar ferramentas da Educação a Distância (EaD) aliadas ao trabalho desenvolvido em momentos presenciais que ocorrerão em cada Universidade parceira do PROFMAT, seguindo o mesmo formato dos demais cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Em um claro sinal de apoio ao PROFMAT o Ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou portaria que garante a todos os alunos do PROFMAT que atuam como professores em escolas públicas da educação básica, o direito a uma bolsa de estudos nos mesmos moldes das bolsas da CAPES.
Como contrapartida, esses professores deem permanecer por, pelo menos, 5 anos em escolas da rede pública de educação.
Em Mossoró, a Universidade Federal Rural do Semiárido é a instituição responsável pela oferta do PROFMAT para 25 professores, todos da rede pública. A coordenação local do PROFMAT está a cargo do professor Antônio Ronaldo Gomes Garcia.
Parabéns à SBM, à UAB, ao MEC e aos profissionais da UFERSA diretamente envolvidos nesse programa que poderá dar uma contribuição significativa para a elevação dos níveis de qualidade do ensino de Matemática no Brasil.
Não entendo por que o PROFMAT é strictu sensu. Você revê um pouco do que se aprende na graduação, ou seja, continua sem saber o básico para o doutorado em matemática pura e também não estuda as teorias pedagógicas e filosofia matemática para um doutorado em educação. Se fosse latu sensu, faria sentido. Muito estranho...
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirSou professor de escola pública e fui admitido no PROFMAT.
Gostaria de saber se tenho direito de Afastamento Remunerado para me dedicar ao mestrado e cumprir os 5 anos que devo permanecer na escola pública depois de concluído o curso. Ou se tenho que cursar o programa de mestrado e continuar minhas atividades em sala de aula simultaneamente.
Grato