Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma sociedade doente

Vejam essas notícias:

Mulher permitia estupro de filhas no Pará, diz polícia

Uma mulher de 40 anos está presa em Ananindeua (PA), na região metropolitana de Belém, suspeita de explorar sexualmente suas filhas.

Segundo a Polícia Civil, as meninas têm entre 8 e 12 anos e desde fevereiro eram mandadas pela mãe à casa do aposentado Guilherme Lobo dos Santos, 73, na zona rural do município de Maracanã (a 168 km da capital paraense).

Em troca, ele dava alimento e dinheiro para a família, ainda conforme a polícia.
 

Alunos mortos em escola no Rio tinham entre 12 e 15 anos

  Dez meninas e um menino, com idades entre 12 e 15 anos, foram mortos a tiros na manhã desta quinta-feira na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo (zona oeste do Rio). O atirador, Wellington Menezes de Oliveira, 24, um ex-aluno, cometeu suicídio após ser ferido em troca de tiros, afirma a polícia.

 Notícias como essas povoam diariamente os nossos noticiários. Amanhã irão surgir outras notícias que nos farão esquecer o que aconteceu hoje e assim por diante.

Quando iremos perceber que não estamos conduzindo os rumos da nossa sociedade de forma adequada?

 

2 comentários:

  1. aí eu me pergunto, onde mais temos segurança? se dentro de uma insituição educacional isso acontece, imagine fora. hoje em dia realmente não conhecemos mais nada nem ninguém, corremos risco até nas escolas.

    ResponderExcluir
  2. Tema e rema coerentes: é doente mesma.

    O maior desejo do ser humano é o de ser o “objeto” de afeição e admiração do seu semelhante, isto é, de ser amado. Em busca da plenitude desse objetivo, o indivíduo (natureza única, indivídua) investe toda sua força libidinal (energia motriz psíquica e física) nesse sentido. A natureza desse investimento, em uma determinada sociedade, vai depender, para as pessoas de senso comum – a grande maioria, dos valores semióticos preexistentes e em pleno vigor no seio social. Na nossa sociedade, esses valores atualmente são os substratos da cultura do TER para depois SER digno que qualquer atenção afetiva do próximo.
    “PERCEBEMOS”, nesse sentido, em todas as partes e a todo momento, um esforço descomunal e, na maioria das vezes, inconscientemente desumano das pessoas na tentativa de obter SUCESSO na vida em detrimento do próximo e nos parâmetros desses valores. “DESPERCEBIDAMENTE” tornamo-nos cidadãos paranoicos. Para nos fazer compreender essa falta de percepção da consciência do ser-em-si pela confirmação do outro foi muito oportuna a observação do psicoanalísta Sandor FERENCSI quando ele afirma que os traços de caráter são EGOSSINTÕNICOS - quem é chato não se acha chato. Da mesma forma, quem é alienado, arrogante, orgulhoso, fanático, doente etc. não se vê assim por julgar assim SER natural.

    Gilmar
    nacoruja1.blogspot.com
    nacoruja@hotmail.com
    hillmax1@hotmail.om

    ResponderExcluir