O campus da Zona Norte do IFRN estará realizando eleições para Diretor Acadêmico e seu substituto eventual, no próximo dia 30/03/2011.
Esse processo eleitoral representa um marco para o IFRN, pois é a primeira vez que se realiza uma eleição para um cargo, que não seja de Diretor Geral ou Reitor, com regras claras sobre todas as etapas do processo eleitoral.
Essa iniciativa precisa ser seguida pelos outros campi do IFRN, não apenas para o cargo de Diretor Acadêmico, mas para diversos outros cargos importantes para o bom funcionamento do IFRN, tais como a pesquisa, a administração, a extensão entre outros.
Infelizmente, o que constatamos atualmente é que, em muitos casos, esses cargos vêm sendo ocupados pelos eleitores do Diretor Geral de cada campus, independentemente da sua formação, capacidade ou experiência com a atividade que irá administrar.
Não existe nenhuma discussão com a comunidade acerca dos melhores nomes para ocupar os cargos. Na maioria dos casos o que importa para o Diretor Geral é se cercar de eleitores, pois essas são as pessoas de sua confiança, com quem ele poderá contar na próxima eleição.
O campus da Zona Norte está dando um exemplo que precisa ser seguido e aprofundado. Cabe a cada servidor do IFRN lutar para que isso realmente aconteça.
Incentivar a participação de todos na construção de uma instituição do porte do IFRN é uma necessidade. Que honra estar presente nesse momento histórico. Parabéns a todos nós.
ResponderExcluirAgamenon Tavares
A democracia, que por vezes é utilizada apenas como palavra para compor as elegantes e convenientes frases daqueles que a abominam, deve ser efetivamente posta em prática por aqueles que a defendem como mecanismo de envolvimento e participação de todos os servidores em um compromisso único com o serviço público de qualidade.
ResponderExcluirA gestão somos todos nós!!!