Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

quinta-feira, 17 de março de 2011

MPF recomenda anulação de concurso público do IFRN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recomendou nesta terça-feira (15), a anulação do concurso público ocorrido no ano passado para o cargo de assistente de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A recomendação, assinada pela procuradora da República Caroline Maciel da Costa, veio após ser constatada a existência de diversos indícios de fraudes no certame, o que levou à conclusão de que houve acesso anterior à prova ou ao gabarito por parte de alguns dos candidatos.


Em razão disso, o MPF/RN recomenda ainda ao reitor do IFRN que realize, no prazo mais breve possível, um novo concurso, devendo ser adotadas as medidas necessárias a garantir a sua lisura, bem como que seja garantida a inscrição gratuita dos candidatos que participaram do concurso anterior. O referido instituto tem o prazo de dez dias para informar se irá acatar a recomendação e que medidas adotará para cumpri-la.


De acordo com a assessoria de comunicação do IFRN, o caso já está sendo investigado pela Polícia Federal, mas que a situação será estudada e assim que a instituição tiver um parecer, este será divulgado publicamente.


Investigação


A investigação deu-se início em meados de 2010, quando na ocasião a Comissão Organizadora do Concurso abriu processo administrativo, após uma denúncia anônima enviada através de correio eletrônico. Na época, o presidente da comissão organizadora, professor Eduardo Bráulio disse que após a denúncia foi iniciada uma verificação no sistema para analisar se as informações tinham elementos verídicos.

Depois de constatadas algumas coincidências, o processo interno foi aberto. Em seguida a Polícia Federal foi acionada para seguir com as investigações. Entre os elementos suspeitos destacados, está a aprovação de cinco candidatos do município de Apodi, distante a 328 km de Natal. Eles ficaram entre os dez primeiros lugares. De acordo com o sistema, três candidatos tiveram o mesmo gabarito, e os outros dois, gabaritos parecidos.

O concurso foi realizado no dia 20 de junho. O próprio IFRN foi quem elaborou as provas e realizou o exame. Em torno de nove mil candidatos se inscreveram e seis mil compareceram.


Fonte: DN Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário