Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A face do preconceito

A cantora Preta Gil comunicou em seu Twitter que acionou um advogado para tomar medidas jurídicas contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) por racismo que, segundo ela, o deputado cometeu em entrevista concedida ao programa “CQC”, da Band, na última segunda-feira.

Na ocasião, a cantora foi convidada a questionar o deputado e perguntou o que ele faria se o filho dele namorasse uma negra. Bolsonaro respondeu "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco porque meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu".

Ainda no Twitter, ela escreveu: "Advogado acionado, sou uma mulher negra, forte e irei até o fim contra esse deputado, racista, homofóbico, nojento".

A deputada Manuela D’Ávilla, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, disse que vai apresentar uma moção e encaminhar ao Ministério Público, e à Procuradoria Geral da República, um pedido de investigação contra o crime de racismo, supostamente cometido nas falas de Jair Bolsonaro.

Também se apresentaram contra o deputado o presidente da Frente LGBT, Jean Wyllys (Psol-RJ), e o deputado Brizola Neto (PDT-RJ). Ambos pretendem ir ao Conselho de Ética ou a corregedoria da Casa.

Defesa

Jair Bolsonaro afirma que as acusações de racismo são infundadas e que ele cometeu um engano. Ele alega não ter entendido a pergunta de Preta Gil e por isso ter respondido daquele jeito.

Em seu site oficial o deputado comentou sobre o assunto.  “A resposta dada deve-se ao errado entendimento da pergunta - percebida, equivocadamente, como questionamento a eventual namoro de meu filho com um gay. Daí a resposta... em nenhum momento, manifestei qualquer expressão de racismo.”

Fonte: BOL notícias

Nota do blog: As ideias do deputado revelam todo o preconceito e a ignorância, não só do deputado, mas de muitos de seus eleitores.

Ele insiste nesse discurso homofóbico porque sabe que isso lhe rende votos, pois uma parcela significativa da população brasileira é extremamente preconceituosa e, lamentavelmente, acredita e defende essas ideias.

Um comentário:

  1. O preconceito pode ser considerado como uma doença mental. Logo porque, contraria o próprio princípio da racionalidade – atributo primordial da natureza humana. Não é à-toa que o fanatismo, a homofobia e outros transtornos de personalidades como o esquizóide e esquizotípico estão diretamente relacionados com distorções de percepções realísticas.
    Se doença mental, em termos psiquiátricos, é todo e qualquer comportamento prejudicial ao indivíduo e/ou aa sociedade, o que dizer, então, de facções, grupos ou organizações como a Klu Klux Klan, “certas” religiões, e o nazismo? É muito oportuno salientar que as pessoas com transtorno de personalidade grave – os sociopatas (vulgo os psicopatas) pegam carona nesses tipos de “organizações” como um meio de racionalização (desculpas) para tentarem justiçar suas ações destrutivas. É muito provável que essas “organizações” e interpretações religiosas sejam criadas por doentes mentais com habilidades retóricas – característica muito comum entre os psicopatas. Os sociopatas que não têm desejos assassinos são aqueles que geralmente chamamos de”pessoas de mau caráter.”

    Gilmar
    hillmax1@hotmail.com
    nacoruja1.blogspot.com

    ResponderExcluir