Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

domingo, 29 de maio de 2011

Escola é determinante na luta contra a homofobia

Sozinha, a escola não será capaz de combater o preconceito contra gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis. Mas o ambiente escolar é o local mais promissor para por fim à homofobia. Essa é conclusão de um estudo realizado pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo Stiftung (RLS), em 150 municípios brasileiros em todas as regiões do País. Por isso, Gustavo Venturi, coordenador do estudo, defende que o debate sobre esse tipo de discriminação faça parte das aulas, inclusive na infância.

De acordo com os dados da pesquisa, que será transformada em livro este mês, enquanto metade dos brasileiros que nunca frequentou a escola assume comportamentos homofóbicos, apenas um em cada dez brasileiros que cursaram o ensino superior apresentam o mesmo comportamento. O estudo realizado entre 2008 e 2009 com 2.014 pessoas também avaliou as diferenças de preconceito entre as regiões, idade da população, renda, religião. Nenhuma das variáveis apresentou diferença tão drástica de comportamento, segundo Venturi.

Segundo a pesquisa, a variável que mais determina o nível de preconceito das pessoas é a escolaridade. Há uma grande diferença de preconceito entre quem nunca foi à escola e quem concluiu o ensino superior.

Fonte: Último segundo

Nota do blog: pesquisas como esta reforçam a importância do debate sobre a necessidade do respeito à diversidade de raça, orientação sexual, gênero etc.


Nesse sentido, o kit anti-homofibia se apresenta como uma estratégia que, caso seja desenvolvida adequadamente, pode oferecer uma grande contribuição para a construção de uma sociedade onde as pessoas sejam capazes de conviver hamonicamente com a diversidade.

Segundo informações obtidas por este blog, o kit anti-homofobia deve ser distribuído em 6 mil escolas do ensino médio, contrariando a tese de que ele seria distribuído para escolas do ensino fundamental para ser trabalhado com crianças de 7 ou 8 anos de idade.


Além disso, "o convênio para a preparação do kit anti-homofobia tem um custo total de R$ 1,8 milhão e inclui, além da confecção de vídeos e cartilhas para professores, pesquisas, seminários e atividades de formação para docentes que vão utilizá-lo", o que evidencia que os professores deverão ser preparados para fazer uso desse material em sala de aula e que o material não seria apresentado aos alunos sem nenhuma reflexão crítica sobre seu conteúdo. 

Infelizmente, políticos conservadores pegam carona nesse debate mal fundamentado para fazer média com aquela parte da população que ainda é incapaz de respeitar a diversidade em um mundo tão cheio de diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário