Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

terça-feira, 29 de junho de 2010

O uso da tecnologia no futebol

Diante dos inúmeros erros cometidos pela arbitragem nos jogos da Copa do Mundo de 2010, mais uma vez veio à tona a discussão sobre o uso da tecnologia como recurso para auxiliar os árbitros em lances polêmicos.
Apenas na fase de oitavas de final dessa copa 3 jogos foram decisivamente influenciados por erros da arbitragem.
O jogo entre Argentina e México estava empatado quando o atacante Tevez fez um gol completamente irregular, que modificou todo o desenho da partida a favor da Argentina.


A Seleção da Inglaterra perdia o jogo para a Alemanha por 2 a 1, quando fez um gol que não foi visto por árbitro ou bandeirinha. Esse gol poderia modificar completamente o andamento da partida a favor da Inglaterra. Ao voltar para o segundo tempo com um resultado adverso o time inglês foi obrigado a se expor em busca do empate e acabou sofrendo mais 2 gols que classificaram a Alemanha;
A seleção da Espanha bateu a seleção de Portugal por 1 a 0, com um gol irregular. Até aquele momento a seleção de Portugal não havia sofrido um único gol em toda a copa, mesmo tendo enfrentado adversários como o Brasil e a Costa do Marfim.   
Ao longo das últimas décadas o futebol deixou de ser apenas um esporte e se transformou em um negócio. Um grande negócio por sinal. Patrocinadores investem fortunas para ver suas marcas sendo representadas por clubes ou seleções.
Clubes investem quantias elevadas na contratação de bons jogadores na tentativa de obter títulos e retorno financeiro.
A perda de um jogo, muitas vezes, representa mais que a perda de um campeonato. Representa a perda milhões de dólares em investimentos.
Apesar disso, a FIFA sempre apresentou um comportamento extremamente conservador com relação ao uso de recursos tecnológicos na análise de lances polêmicos.
Há quem concorde com a FIFA, afirmando que essa polêmica faz bem para o futebol.
Acho que o futebol se tornou um negócio sério demais para ser tratado dessa forma. As discussões dos torcedores não devem girar em torno dos erros da arbitragem e sim dos gols e das belas jogadas.
Somente após a enxurrada de erros ocorridos nessa copa a FIFA se pronunciou favoravelmente a uma discussão acerca do uso da tecnologia nos jogos de futebol.
Esperamos que esse comportamento conservador seja deixado de lado e que a tecnologia, tão presente nos mais variados aspectos da vida, comece a fazer parte do mundo do futebol.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário