Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Quem quer ser professor?

Em uma entrevista com um agricultor, o repórter do programa Globo Repórter perguntou: O que você espera para o futuro dos seus filhos?
O agricultor responde: Dizem que pobre não pode sonhar muito alto. Então, que eles sejam, pelo menos, professores.
As palavras desse agricultor mostram a percepção que as pessoas têm acerca da profissão docente. Uma profissão menor, para quem não pode sonhar muito alto, portanto, sem necessidade de uma maior valorização.
Em países como a Coreia, a educação é vista como fator de desenvolvimento econômico e social. O resultado disso é uma educação de qualidade, com professores valorizados. Assim, a Coreia conseguiu atingir um padrão de desenvolvimento que, há muito tempo, espera-se que o Brasil consiga atingir.
São necessárias ações que promovam efetivamente a valorização dos docentes, que devem se refletir, dentre outras coisas, na elaboração de políticas públicas que objetivem a valorização do professor, através de planos de carreira, melhores salários, condições adequadas de trabalho e um processo de formação continuada que veja a formação inicial, promovida no interior dos cursos de licenciatura, apenas como o início de um processo que deve se desenvolver por toda a vida do professor, haja vista que o desenvolvimento desses elementos pode contribuir para que a profissão docente passe a ser encarada como uma profissão viável social e economicamente, tornando-se mais atraente para os jovens que, atualmente, estão evitando-a no momento em que escolhem a sua área de atuação profissional, por não verem nessa profissão possibilidades de desenvolvimento pessoal.
Em qualquer discussão sobre os problemas enfrentados pelo país (miséria, violência, desemprego, problemas ambientais etc), a educação é apresentada como elemento fundamental para a solução desses problemas. Ficam então os questionamentos: será possível reverter a situação em que o Brasil se encontra enquanto o país, seus estados e municípios continuarem tratando a educação e os professores dessa forma? Quando a sociedade brasileira oferecerá à educação e aos educadores o tratamento que merecem?
E você, leitor, seja você professor ou não, já parou para refletir sobre como os políticos que você ajudou a eleger percebem a importância da educação e do educador? Se você ainda não fez isso, é bom começar a fazer, pois são esses políticos que definem as políticas educacionais do seu país, do seu estado e do seu município e, conseqüentemente, o salário dos professores, as suas condições de trabalho e a qualidade da escola em que você ou seu filho estuda. A qualidade dessa escola mostra o quanto nossos políticos (presidente, governadores, prefeitos, vereadores, deputados e senadores) valorizam a educação do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário